segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Carnes à Jordânia

O Brasil estuda a possibilidade de um acordo de livre comércio com a Jordânia na área de carnes.
Conforme a direção do Departamento de Assuntos Comerciais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a formatação desse acordo pode levar em consideração, inclusive, um acordo fechado no mês passado entre o Mercosul e o Egito. "O Egito fez concessões ao Mercosul semelhantes às que fez à União Européia, com tarifa zero em 08 a 10 anos, para diversos produtos, o que já é um mérito. Com a Jordânia, vamos pedir a mesma coisa", antecipou Benedito Rosa do Espírito Santo, diretor do Departamento de Assuntos Comerciais do Mapa, durante a Expointer, encerrada domingo último (05), em Esteio (RS).
Rosa observa que no âmbito do Oriente Médio já há um acordo firmado com Israel e um outro em fase de negociação, agora com a Comunidade do Golfo Pérsico, onde se tem Arábia Saudita e Kuwait, mercados que também são considerados importantes.
Quanto ao México, o diretor diz que há grande interesse político diplomático, mas que as negociações são um pouco mais complicadas. "O México tem muito medo da concorrência de produtos agrícolas brasileiros e tem concessões já feitas aos Estados Unidos. Mas, na área industrial, há mais convergência", observa Benedito Rosa.

Fonte: Agência Safras

Nenhum comentário: