sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Comércio Exterior: Brasil é notificado pela UE sobre retenção de carne processada.

Frigorífico alega que produto apreendido foi embarcado antes do inicio do plano de ação determinado pelo Mapa.

O Ministério da Agricultura informou nesta quinta feira, 16, que foi notificado pela DGSanco, Direção Geral de Saúde e Consumidores da Comissão Europeia sobre a retenção de um lote de 20 toneladas de carne processada com quantidade de vermífugo acima do limite aceito pelo bloco europeu. O Mapa confirmou que o produto tem origem em um frigorífico de Lins, interior de SP,mas não identificou a empresa. Segundo fontes da Agência Estado, trata-se da unidade de Bertin, atualmente incorporada ao grupo JBS.
A alegação do frigorífico é a de que a carne embargada pelo bloco foi produzida em junho, portanto antes do plano de ação imposto pelo Ministério da Agricultura, que prevê entre outras coisas, respeito ao prazo de carência entre a aplicação do vermífugo e o abate do animal e maior rigor nas análises.
Por conta da alegação do frigorífico em relação à data, a assessoria do Mapa informou o caso não será tratado como "mais um" episódio sobre o problema. O ministério avalia o tema como um problema pontual e descarta a análise de que se trata de um risco sistêmico. Por enquanto, não há intenção de suspender as exportações dessa ou de qualquer outra planta para a Europa, assim como foi feito, inicialmente por iniciativa do governo brasileiro, mas que agora depende da aprovação americana, no caso dos Estados Unidos.

Fonte: Agência Estado.

Nenhum comentário: