quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Expointer 2010 discute novo modelo de Sisbov

Principal objetivo das mudanças é garantir a exportação da carne e conquistar novos mercados
Cristiano Dalcin Esteio (RS)
O Ministério da Agricultura apresentou nesta quinta, dia 2, a produtores, o novo modelo do Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva Bovina (Sisbov). A apresentação ocorreu na Expointer, em Esteio (RS). O principal objetivo das mudanças é garantir a exportação da carne e conquistar novos mercados.
A preocupação é antiga para os criadores de gado hereford e braford. Há dez anos, a Associação Brasileira criou um programa de carne certificada para as raças. O aumento do controle de qualidade começa a render resultados.
— Fizemos agora um convênio com um grande grupo de varejo internacional visando retornar a exportação desta carne, e acho que em um a dois anos estaremos novamente com ela em todo o mercado internacional via esta grande rede de varejo — disse o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Hereford e Braford, Fernando Lopa.
De acordo com o Ministério da Agricultura, 54 países, incluindo a União Europeia, exigem que o gado seja rastreado para a importação da carne. As mudanças feitas no Sisbov buscam atender ao que quer o mercado internacional. Porém, ainda não existe data para que elas entrem em funcionamento.
Em Esteio, o coordenador do Sisbov, Naor Luna, explicou as mudanças para os criadores. Segundo ele, as vistorias e certificações vão ficar a cargo do Ministério e das Secretarias de Agricultura, sem participação das certificadoras. Guias de trânsito animal eletrônicas vão facilitar o envio das informações do produtor para um banco nacional de dados.
— Nós estamos então fazendo isso, desenvolvendo este sistema. Assim que estiver pronto, esse sistema será entregue ao Ministério da Agricultura, onde nós faremos testes internos. Após serem feitas as correções necessárias, nós vamos colocar em um piloto. Vamos tentar pelo menos duas propriedades em cada Estado. Isso vai envolver 18 propriedades, no mínimo nove Escritórios de Defesa Agropecuária, que é onde o produtor tira a GTA. Então esses escritórios serão envolvidos, os frigoríficos que abatem estes animais e as fábricas de brinco — explica Luna.
Mato Grosso do Sul, com rebanho de 25 milhões de cabeças, é o Estado com o maior número de animais vivos incluídos no novo modelo dos Sisbov: são quase 1,4 milhão. Em todo o país, o número passa de seis milhões. A adesão ao sistema, conforme o Ministério, atende à demanda brasileira de animais rastreados com carne destinada à exportação.
— O Sisbov é um avanço e vai dar base, vai dar sustentação para que o produtor possa exportar se caso assim o for, animais ou produtos de qualquer região do país — afirma o diretor de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Jamil Gomes de Souza.

Fonte: CANAL RURAL

Nenhum comentário: