quinta-feira, 2 de setembro de 2010

MT: volume de abates se mantém estável

Os frigoríficos mato-grossenses encerraram o mês de julho com um volume de abates de 372 mil cabeças, registrando uma ligeira queda de 0,1% em relação ao mês anterior. O mês de julho foi caracterizado pelo estreitamento das escalas de abates em algumas praças do Estado e pela dificuldade de aquisição de animais junto aos pecuaristas.
Levantamento do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola) aponta que por mais um mês o abate de machos obteve incremento (2,5%) e, de fêmeas, recuo de 5,4%. Acompanhando o movimento visto nos meses passados, o abate de fêmeas obteve mais uma queda e, na comparação do acumulado de 2010, com o período de janeiro a julho em 2009, não registrou variação, respondendo por 37% do abate total de Mato Grosso.
No acumulado do ano, o abate de machos chegou a 1,69 milhão de animais, representando crescimento de 17%. Em relação ao acumulado do abate total, a variação de um ano para outro registrou alta de 10,30%.
No mês de julho a taxa de utilização da capacidade industrial total, a qual leva em consideração a estrutura de todas as plantas frigoríficas do Estado, apresentou queda de 2,6% em relação ao mês anterior, registrando 38,2%. Já a utilização da capacidade efetiva, que abrange apenas a plantas em operação no Estado apresentou um recuo maior, 6%, no mesmo período, ficando em 87,13%.
As grandes responsáveis por essa queda na utilização total são as regiões Sudeste e Nordeste, que obtiveram queda de 25,4% e 42,4%, respectivamente. A região Médio-Norte teve acréscimo de 65,4%, segurando a queda observada de junho para julho. Apesar da volta da operação de alguns frigoríficos, a taxa de utilização caiu devido ao decréscimo do abate visto em regiões com grande capacidade de abate instalada.

FONTE: A matéria é de Marcondes Maciel, publicada no Diário de Cuiabá, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário: