quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Operação anti-aftosa

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa) do Rio Grande do Sul deu início nessa terça-feira (21), ao curso de capacitação do corpo técnico para assegurar o status do estado de zona livre da Febre Aftosa com vacinação.

Os encontros teóricos prosseguem até amanhã (22), na sede no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Porto Alegre.

Coordenado pela Seappa e pelo Mapa, o treinamento está previsto no Programa Nacional de Febre Aftosa e será realizado em duas etapas. A primeira compõe os encontros teóricos, ministrados pelos coordenadores do Programa em Brasília,
Geraldo Marcos de Moraes e Eliana Lara, hoje e amanhã. A segunda etapa contará com saídas a campo para coleta e análise do sangue de 9,5 mil bovinos.

Durante todo o mês de outubro, 20 grupos, com um médico veterinário e um auxiliar de campo cada, farão pesquisas em 401 propriedades rurais de 93 municípios gaúchos. Dessas propriedades, 315 servirão para pesquisa de circulação viral e 86 para eficiência vacinal.

A sorologia, coleta de sangue do animal e processamento posterior, objetiva confirmar a ausência da Febre Aftosa no Rio Grande do Sul, explica o coordenador do Serviço de Doenças Vesiculares da Seappa, Fernando Groff.

A permanência do status de imune à doença mantém as exportações de carne e propicia a abertura de novos mercados, complementa o representante do Mapa, Geraldo Marcos de Moraes. As informações partem da Seappa.

FONTE: Agência Safras

Nenhum comentário: