sábado, 4 de setembro de 2010

A polêmica gado e carne

Primeiro, foi a ONU, que chancelou um estudo que dizia que a criação de bovinos a campo fazia mais mal à natureza, aumentando o efeito estufa e as mudanças climáticas como qualquer outra atividade humana poluente. Há poucos meses, a Onu voltou atrás e desautorizou as conclusões daquele estudo. Agora, a Time Magazine publica um artigo informando que outro estudo demonstrou que a criação de gado a campo ajuda a eliminar a dispersão do CO2 e, portanto, é menos prejudicial ao ambiente do que a criação de gado confinado e alimentado com grãos. É um tema que ainda será muito discutido porque os interesses não são só científicos. Há muito interesse comercial no meio e já se fala que o CO2 será a nova barreira não tarifária nos próximos anos. País que não eliminar o CO2 gerado pela produção de bens não terá mercado.
A polêmica II
Dentro deste tema, uma nova experiência começará a ser feita, no Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, que vai trazer novos dados para a polêmica. A Conexão Delta G, grupo de fazendas criadoras de hereford, braford e nelore, acertou com o frigorífico Marfrig para abater animais braford a campo e confinados e congelar o contrafilé, entregando-o ao Instituto de Cardiologia. Lá, dois grupos de voluntários passarão 15 dias um comendo carne de gado confinado e outro de gado a campo. Todos os dias serão feitas amostras de sangue com verificação do colesterol e da glicose de cada grupo. O objetivo, diz Valter José Pötter, da Conexão, “é provar que a carne gaúcha a pasto é mais saudável que a de gado confinado alimentado a grão”.
A polêmica III
Os resultados da pesquisa poderão se refletir no Programa Carne do Pampa, que até pouco só aceitava abate de animal a campo, mas, por solicitação dos criadores e para atender à demanda crescente de carne, permitiu a suplementação com grãos, mesmo com os animais continuando a campo, na proximidade do abate. De acordo com o estudo da Time Magazine citado, os grãos têm que ser abolidos da criação bovina, pois eles seriam os grandes responsáveis pelo aumento do efeito estufa. Como veem os leitores, a polêmica vai longe.

FONTE: JORNAL DO COMÉRCIO

Nenhum comentário: