quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Porto de Rio Grande amplia exportação de bovinos e novos mercados


O Porto do Rio Grande iniciou, nesta quinta-feira (9), à 1h15min, no Porto Novo, a primeira exportação de bovinos para a Turquia. O embarque dos animais vivos garante a possibilidade do gado do Rio Grande do Sul conquistar um novo mercado, além do Líbano - que tradicionalmente realiza esse tipo de importação -, e do Egito, que este ano começou a receber o gado gaúcho. A previsão é de embarcar no navio-curral Kenoz, de bandeira panamenha, 5,3 mil animais para a Turquia e 2,5 mil para o Líbano.

Conforme o operador portuário e despachante Aduaneiro, Leonardo Vanzin, diretor da Vanzin Serviços Aduaneiros, responsável pelos embarques de bovinos, este ano outras exportações serão realizadas para o Líbano e para o Egito. "Agora surge a possibilidade de ser estabelecido carregamentos para a Turquia, ampliando a movimentação do Porto do Rio Grande."
Mais de 100 Trabalhadores Portuários Avulsos (TPA's) estão atuando na operação de bovinos, envolvendo arrumadores, conferentes e estivadores. Além disso, mais 30 pessoas das empresas envolvidas trabalharão no carregamento. Os bovinos estão confinados em uma área na Vila da Quinta (20 km do porto rio-grandino) de propriedade da exportadora Angus Trading. Para transportá-los, serão utilizados 40 caminhões.
Os animais exportados para o Líbano, que estão sendo embarcados primeiro, tem entre 6 e 24 meses, sendo todos de raças de origem européia. Já os animais que irão para a Turquia são castrados e possuem idade entre 6 e 36 meses. O embarque dos 7,8 mil bovinos está previsto para encerrar na tarde desta sexta-feira (10). Este é o segundo embarque do ano. Desde 2005, quando iniciaram as exportações de bovinos no porto rio-grandino, já foram embarcados 164 mil animais.
FONTE: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário: