segunda-feira, 13 de setembro de 2010

RS: Terneiros do Futuro será colocado em prática na Expofeira de Bagé

Bagé/RS
Mais de 50 produtores participaram de uma reunião, neste sábado (11), onde foi apresentado o projeto Terneiros do Futuro. O encontro aconteceu na região de Palmas – propriedade de Horacina e Edemar Scholante, onde há uma concentração grande de produtores de terneiros que participam das feiras oficiais realizadas em Bagé.

O projeto reúne:
Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Bagé, Núcleo de Criadores de Hereford e Braford da Região da Campanha, Núcleo Regional de Abeerdeen Angus Bagé e Núcleo de Criadores de Brangus de Bagé.
Apresentando o projeto estavam Edison Paiva Júnior, presidente do Núcleo de Terneiros e representando a Associação e Sindicato Rural de Bagé, Gedeão Avancini Pereira - presidente do Núcleo de Hereford e Braford, Alfredo da Cunha Pinheiro - presidente do Núcleo de Aberdeen Angus e representando o Núcleo de Brangus.

Objetivos do Projeto:
Promover a integração, fomentando a comercialização entre os núcleos de produtores, em especial através da troca de produtos.
Facilitar o acesso ao melhoramento genético para os produtores de terneiros de corte, buscando uma maior padronização e melhoria na qualidade dos terneiros ofertados nas feiras oficiais.
Promover ainda, ação social entre produtores, através do acesso a genética superior, que agregará valor ao produto (terneiro), e, por consequência, melhorará a renda e a qualidade de vida dos referidos produtores.
Valorizar e fortalecer os eventos oficiais da Associação e Sindicato Rural.

Descrição do Projeto:
O projeto em linhas gerais, consiste na possibilidade de produtores de terneiros (devidamente cadastrados e respaldados por seu Núcleo) adquirirem reprodutores e ventres Hereford, Braford, Aberdeen Angus e Brangus de Bagé, nos eventos oficiais dos Núcleos de Criadores das raças acima citadas, e efetuarem o pagamento destes reprodutores e ventres nas feiras oficiais de terneiros, em pproduto, já que a maioria dos produtores de touros são também invernadores e têm, assim, interesse em ficar com os terneiros.

Forma de Pagamento:
Os reprodutores adquiridos em outubro de 2010, na Expofeira de Bagé, poderão ser pagos pelos participantes do projeto das seguintes formas:

A) Parcela Única
Na feira oficial de novembro/2010, com 2% de desconto;
Na feira oficial de abril/2011 - 100% do valor negociado:

B) 2 Parcelas
Na feira oficial de novembro/2010, deverá ser paga a 1ª parcela, de 20% a 50% do valor do reprodutor;
Na feira oficial de abril/2011, deverá ser paga a 2ª parcela de 50% a 80% do valor do reprodutor (isto é o valor restante em ralação a 1ª).

C) 3 Parcelas
34% na feira oficial de novembro/2010, 33% na feira oficial de abril/2011 e de novembro de 2011.
Este projeto destina-se a auxiliar a evolução da cadeia produtiva da pecuária de corte, buscando o melhoramento genético na fonte, que é a produção de terneiros.

Fonte: Rural de Bagé

Nenhum comentário: