terça-feira, 14 de setembro de 2010

Rússia importa mais carne bovina

Durante os primeiros oito meses de 2010, as importações de carne bovina da Rússia totalizaram 365.000 toneladas, levemente a mais que no mesmo período do ano anterior (360.550 toneladas). Entretanto, uma mudança significante com relação a 2009 é que as ofertas da América do Sul, especialmente da Argentina, Paraguai e Brasil, estão mais escassas e mais caras, o que tem levado a um maior interesse no produto australiano.
De acordo com relatórios comerciais da América do Sul, o preço de importação de carne bovina pela Rússia foi maior quando comparado aos preços oferecidos no mercado doméstico (especialmente para cortes dianteiros), o que pode em grande parte ser atribuído a comerciantes locais tentando preencher sua cota de importação de carne bovina antes de dezembro. Embora tanto a demanda como os preços da Rússia tenham aumentado nas últimas semanas, as compras ainda estão cautelosas em comparação com 2008.
Os importadores russos estão, atualmente, enfrentando forte competição do Oriente Médio pela carne da América do Sul, junto com uma forte demanda doméstica por carne bovina no Brasil.
De janeiro a agosto de 2010, as exportações de carne bovina da Austrália para a Rússia totalizaram 22.960 toneladas, mais que as 9.821 toneladas exportadas no mesmo período do ano anterior, mas ainda menores que o recorde de 72.000 toneladas exportadas durante o ano de 2008.

FONTE: Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário: