quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Rústicos Hereford e Brafrod são julgados na Expointer


Os 194 exemplares rústicos das raças Braford (103) e Hereford (91) foram julgados, no dia 1º de setembro, encerrando a participação das duas raças nas pistas da Expointer 2010.

Os exemplares Hereford foram avaliados pelo médico veterinário Ricardo Amaral Furtado, proprietário da Reculuta Agropastoril, de Santana do Livramento, que apontou como Trio Grande Campeão Polled Hereford PO (lote 2) as fêmeas expostas pela Cabanha Santa Angélica, de Pedras Altas, enquanto que a vaquilhona de tatuagem D014, da Estância da Tamanca, de Santa Vitória do Palmar, integrante do Trio Reservado Grande Campeão, foi escolhida a Melhor Fêmea Rústica PO. Entre os machos, o Trio Grande Campeão Polled Hereford (lote 4) - e o Melhor Touro Rústico PO (Tat. 2813) – foi apresentado pela Estância Mauá, de Santa Vitória do Palmar, que garantiu o bicampeonato na Expointer. “No ano passado vencemos com um trio de touros de três anos, e agora ganhamos com um trio de dois anos”, comemora Bira Anselmi.

Nas fêmeas PC, a vitória foi do Condomínio Agropecuário Nova Aurora Anjo da Guarda, de Uruguaiana, com o lote 9, de onde saiu também a Melhor Fêmea Polled Hereford PC (Tat. 7427). Entre os machos, a Fazenda Irapuá, de Cachoeira do Sul, comemorou a decisão do jurado, que escolheu seu lote o Trio Grande Campeão Polled Hereford (lote 24) e apontou o exemplar de tatuagem 7622 como o Melhor Touro Rústico PC. “Esse prêmio vem coroar o trabalho que estamos fazendo nos últimos anos na busca por animais precoces que possam transmitir boa estrutura de carne, comprovando que nosso trabalho está no caminho certo”, ressalta Willy Haas Filho.

Na raça Braford, a responsabilidade de escolher os melhores exemplares rústicos foi de Ricardo Pereira Duarte, proprietário da Cabanha Touro Passo, de Uruguaiana, que apontou como Trio Grande Campeão (lote 36) as vaquilhonas apresentadas pelo Grupo Pitangueira, que também levou para Itaqui os prêmios de Melhor Fêmea Rústica (Tat. 38-H607), Reservado Trio Grande Campeão e Terceiro Melhor Trio de fêmeas. “Estamos muito felizes com estes resultados, pois está havendo uma elevação maravilhosa na qualidade dos animais apresentados a cada ano”, ressalta Pedro Monteiro Lopes, citando ainda os prêmios de Reservado Trio Grande Campeão e Terceiro Melhor Trio de machos Braford, resultados importantes para quem está em busca do eneacampeonato no ranking nacional da raça.

Já os representantes da Fazenda Santa Tereza, de Camaquã, comemoraram muito a escolha do exemplar de tatuagem 38-D1380 como o Melhor Touro Rústico e ainda o prêmio de Trio Grande Campeão Braford (lote 45), os mais importantes até agora obtidos na Expointer. “Apresentamos um trio que demonstrou muita homogeneidade e nobreza racial, aliadas a características produtivas que buscamos, tanto: reprodutivas como de produção de carne”, destaca Paulo Azambuja.

FONTE: AGROLINK

Nenhum comentário: