quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Uruguai: vendas à Rússia impulsionam exportações

Os importadores russos estão comprando mais carne e tudo indica que irão aumentar mais o ritmo de suas importações à medida que se aproxima o mês de novembro, quando finalizarem as cotas de importação outorgadas pelo Governo.
"A Rússia começou a comprar com mais força e os preços se fortaleceram em cerca de 15%", disse o diretor da Mirasco International Foods Merchants, Sagi Ragi, operador que realiza negócios nesse mercado.
O Governo entregou as cotas de importação em março e, baseando-se em sua experiência, os operadores garantem que as compras começarão a tomar mais força de agora em diante. A Rússia é o principal mercado para carne bovina uruguaia e para os miúdos; habitualmente, o país compra cortes de dianteiro.
Segundo dados do Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC), até 21 de agosto, os importadores russos compraram 79.781 toneladas de carne, quando na mesma data do ano anterior, tinham comprado 57.678 toneladas. No ano passado, o país comprou muito mais em agosto, quando demandaram 8.084 toneladas contra 4.103 toneladas exportadas no mesmo mês desse ano. Os importadores russos estão representando 31,4% das exportações totais de carne bovina, quando na mesma data de 2009 chegavam a 23,8%.
Segundo Ragi, outro mercado que está ativo nas compras é o Oriente Médio, que também centra sua demanda em dianteiros bovinos e onde os preços hoje são atrativos para realizar negócios. Para a carne bovina uruguaia, o segundo mercado em importância continua sendo a União Europeia (UE), que, embora esteja comprando menos pela crise econômica, mantém a demanda forte. Até 21 de agosto de 2009, a UE tinha importado 64.656 toneladas, enquanto que na mesma data desse ano importou 49.731 toneladas, ou seja, 23% a menos apesar de os operadores terem começado a sinalizar recuperação.
O Chile é outro destino que segue comprando bastante carne bovina e que mostra um grande impulso nos negócios. Foram exportadas 13.029 toneladas, quando no ano anterior, as exportações foram de 6.543 toneladas.
Em geral, a carne bovina produzida no Uruguai continua fortalecendo seus valores. Hoje, a tonelada de exportação está em média em US$ 2.884, quando em 2009 valia US$ 2.468 (até 21 de agosto de cada ano).

FONTE: El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário: