segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Cenário do mercado de reprodução

A estação de monta chegou.
Com isto a movimentação no mercado de insumos é grande, embora acredita-se que boa parte das vendas já tenha sido feita.
As vendas de materiais para inseminação e hormônios para IATF (inseminação artificial em tempo fixo) este ano devem superar as de 2009, acompanhando o crescimento observado nos últimos anos.
O preço do boi gordo em alta em plena saída de animais de confinamento e às vésperas do início da estação, quando os criadores planejam o manejo a ser adotado, colabora com o investimento na atividade.
Entre janeiro e meados de outubro o boi gordo em São Paulo subiu 23,3%. Em 2009, neste mesmo período o boi gordo caiu 8,0%.
O preço do boi gordo sustenta o preço da reposição, que é o produto direto da cria, e também influencia o investimento a ser feito na estação.
Tomando por base um bezerro desmama no Mato Grosso do Sul, por exemplo, o preço atual é 26,6% maior que no início do ano. É a segunda maior valorização no período desde 2003, atrás apenas da variação de 2008.
A retenção de matrizes continua. No primeiro semestre, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) elas compuseram 36,3% dos abates, ante 39,6% no mesmo período de 2009.
Temos boi gordo e reposição valorizados e retenção de fêmeas compondo um cenário otimista ao criador que pensa em investir.
E tal cenário tem surtido efeito, com a boa movimentação observada até o momento.

FONTE: SCOT CONSULTORIA

Nenhum comentário: