sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Concentração de frigoríficos pode ser positiva desde que não interfira no mercado

A Scot Consultoria participou do 4º Encontro de Estudos Agrários GEA/USP, realizado no auditório da Sociedade Rural Brasileira em 14 de outubro de 2010. O tema abordado foi a concentração na indústria da carne, suas conseqüências e desafios.
Foi um debate bastante produtivo, com opiniões diversas sobre as conseqüências da concentração da indústria da carne no Brasil.
Resumidamente, o que foi tratado é que a concentração (seja do setor de carnes ou de qualquer outro setor) é uma tendência em todo o mundo e que o fato de que 10 frigoríficos no Brasil possuem cerca de 30% do mercado não representa significativa concentração sob o ponto de vista de todo o território nacional. É lógico que as peculiaridades de uma região para outra devem ser levadas em consideração.
Desde que não prejudique o consumidor ou o fornecedor (pecuaristas), a concentração do setor ajuda na solidificação do mercado externo, profissionalização e regulamentação da atividade. No entanto, foi quase que um consenso de que a relação entre pecuaristas e frigoríficos ainda tem muito a melhorar e somente com os esforços das partes (especialmente da organização e união dos produtores) é que o equilíbrio nesta relação pode ser atingido.
A situação de pulverização dos fornecedores e concentração no lado da indústria é observada em vários setores e uma relação equilibrada entre as partes leva tempo e exige esforço de todos para que aconteça.

FONTE: SCOT CONSULTORIA

Nenhum comentário: