segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Governo do RS monitora efeitos dos fenômenos climáticos no meio rural

O Governo do Estado acompanha atentamente os acontecimentos climáticos neste período de plantio e florescimento das lavouras da safra de verão. A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa), apurou que o clima seco, provocado pelo fenômeno La Nina, tem aumentado a atenção dos produtores do Rio Grande do Sul, apesar de ainda não haver estimativas consolidadas de quebra de safra.
De acordo com o secretário da Agricultura do RS, Gilmar Tietböhl, não se pode dizer, ainda, que haverá perdas nas lavouras. "As previsões de poucas chuvas neste mês de dezembro, mas de chuvas regulares (se comparadas com anos anteriores) em janeiro, de acordo com os prognósticos do Conselho de Agrometeorologia do Estado, indicam que podemos esperar para dizer se efetivamente vamos ter perdas. Estamos atentos, mas ainda é cedo para previsões", afirmou. O secretário lembrou os programas de irrigação que o Governo do Estado vem desenvolvendo para auxiliar os produtores em períodos de estiagem, como a construção de mais de 5 mil microaçudes no Interior gaúcho e a perfuração de 390 poços artesianos.
Até a semana passada, segundo a Emater/RS, o volume de chuva acumulado no mês estava 72% abaixo da média histórica no Estado, e a situação ameaçava ampliar a quebra prevista inicialmente pela instituição em relação ao ciclo 2009/10, quando o clima favorável ajudou na safra recorde do RS, totalizada em 24,3 milhões de toneladas de grãos. O boletim climático do Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs), coordenado pela Seappa, indica precipitações abaixo do padrão climatológico para o próximo trimestre. Para dezembro, estão confirmadas chuvas abaixo do padrão, especialmente na Metade Sul e Oeste do Estado.
Para janeiro, a escassez de chuvas persistirá apenas na região Sudoeste, aproximando-se mais de média normal nas demais regiões. Novos prognósticos para os próximos meses serão discutidos na reunião do Copaaergs, que ocorre na próxima quinta-feira (2), na sede da Seappa.

FONTE: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário: