sábado, 6 de novembro de 2010

Lula: commodities podem ter mais valor do que manufaturados

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (5) que, devido ao aumento da procura por alimentos no mundo, "está chegando a hora em que as commodities estão ficando mais valiosas dos que os tais produtos manufaturados".
O presidente fez a afirmação após lembrar que, anos atrás, o que se dizia era que o Brasil não poderia continuar sendo um exportador de produtos básicos e precisava vender mais bens industrializados.
"O mundo precisa de mais comida e o Brasil é quem tem a competência de produzir muito mais comida", afirmou Lula durante discurso na solenidade de formatura de novos diplomatas do Instituto Rio Branco.
O presidente aproveitou a ocasião para fazer um balanço da política externa de seu governo e defender, principalmente, a chamada "estratégia Sul-Sul", que privilegiou reforçar os laços com outros países em desenvolvimento.
Lula disse que em seu governo o Brasil se aproximou mais da Argentina e defendeu as soluções adotadas para resolver as crises que surgiram com a Bolívia - em decorrência do preço do gás - e com o Paraguai, devido ao acordo envolvendo a usina hidrelétrica de Itaipu.
Ao lembrar da crise do gás com a Bolívia, Lula reiterou que a soberania do país andino em relação ao combustível é "intocável", mas que, na época, em conversa com o presidente da Bolívia, Evo Morales, ressaltou que o Brasil havia feito investimentos na produção gasífera boliviana e, portanto, tinha direitos.
O presidente reconheceu que o Brasil cedeu nas negociações com a Bolívia, assim como o fez no caso do acordo com o Paraguai, que receberá três vezes mais pelo excedente da energia de Itaipu enviado ao Brasil. O valor anual passará de 120 milhões para 360 milhões de dólares.
"Acho que nós nunca tivemos um clima de tranquilidade e de respeito como o que temos com o Paraguai, não clima de subserviência, não o clima de senhor de engenho mandando no seu escravo. É o clima de uma relação de parceria, de confiança", disse Lula. "Para nós crescermos economicamente, é importante que esses países cresçam junto conosco", acrescentou.

FONTE: Reuters
Autor: Por Leonardo Goy

Nenhum comentário: