terça-feira, 9 de novembro de 2010

Marfrig reabre frigorífico no Uruguai

A partir da próxima semana, o grupo brasileiro Marfrig Alimentos S.A. reabrirá sua unidade produtiva em Colonia e somente manterá fechada até dezembro a planta de Salto (ex-frigorífico La Caballada).
Com a reativação dos abates dessa empresa, 750 empregados dos 15.300 da indústria frigorífica voltam a trabalhar. Com exceção da unidade produtiva do Marfrig Salto, não há mais plantas fechadas, mas sim, em alguns casos, os frigoríficos mantêm fechadas algumas seções, até que a oferta de gado gordo se normalize.
O gerente geral do Grupo Marfrig Alimentos S.A. no Uruguai, Martín Secco, disse que está confiante que, "semana a semana, a oferta de gado gordo no mercado crescerá" e, lentamente, os abates serão retomados.
Na semana passada, de acordo com os últimos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC), foram abatidas 35.489 cabeças, enquanto que na semana anterior tinham sido industrializadas 32.917 cabeças.
O mercado mundial da carne continua com uma demanda muito forte e uma oferta um pouco menor, com a saída do Brasil que pede mais por seus cortes e da Argentina, que não está exportando. Por isso, os importadores mundiais estão vendo mais o Uruguai como fornecedor de qualidade.
A tonelada dos cortes Hilton do Uruguai, os mais valiosos, estão a um preço de US$ 15.000, porém o problema que enfrentam os frigoríficos uruguaios não são os preços, mas sim, a falta de mercadoria, devido à queda dos abates, para atender os negócios de exportação. Por outro lado, a Rússia, principal mercado para cortes bovinos, principalmente os de dianteiro, está acelerando as compras.
Segundo o corretor argentino, Alejandro Berruti, os importadores russos vêm comprando "para embarcar na segunda semana de novembro e algumas operações se concretizam para embarcar nas primeiras semanas de dezembro, para que cheguem ao destino com a nova cota". Nesse caso, os importadores buscam se proteger ante aos novos aumentos de preços devido à escassez de carne e à demanda crescente.

FONTE: El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário: