quarta-feira, 3 de novembro de 2010

RS: estiagem castiga região da fronteira

Santana do Livramento/RS
A ausência de umidade no solo, provocada pela falta de chuvas, principalmente na Região da Fronteira, atrasa o plantio de culturas de subsistência em propriedades familiares. Nos últimos 45 dias, choveu 12 milímetros em Santana do Livramento, o equivalente a menos de 10% da média pluviométrica mensal de outubro na região.
Segundo o presidente da Associação e Sindicato Rural, César Maciel, nas áreas de arroz, recentemente semeadas, os agricultores estão antecipando a irrigação com aguada para garantir a germinação das sementes. Apesar da falta de chuva, ainda há água em abundância nas barragens e nos rios.
Segundo Maciel, os reflexos da estiagem afetam também a pecuária. Alguns criadores do município anteciparam o período de entore do rebanho para garantir melhores índices de reprodução. O presidente da Associação comenta que, no lado uruguaio da Fronteira, o governo abriu linhas decrédito destinadas à construção de microaçudes e bebedouros. Em Artigas, cidade vizinha a Quaraí, no inverno passado, mais de cem agricultores foram beneficiados com crédito subsidiado para projetos de irrigação familiar. Maciel lamentou a ausência de uma política do governo brasileiro voltada à construção de pequenos reservatórios para armazenamento de água e à limpeza de açudes.

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário: