quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Uruguai - cresce demanda por identificadores de gado

A demanda por identificadores de bovinos adultos cresceu substancialmente no Uruguai frente ao ano anterior. Com as gerações de bezerros registradas desde 2006, o Uruguai impôs a meta de chegar até julho de 2011 com o rebanho todo identificado.
No mês de outubro, o Sistema de Identificação e Registro Animal (SIRA) do Uruguai entregou 100.000 identificadores a mais comparado a 2009. "Supostamente, em parte, o aumento da demanda responde à obrigatoriedade de identificar os bovinos adultos, mas também pode ser que os produtores estejam reservando identificadores", disse o diretor do SIRA, Gabriel Osorio. "Pode ser que obtenham os identificadores, os guardem e esperem que passe a época de maior incidência das bicheiras para aplicá-los em seus animais. De qualquer modo, o positivo é que esses identificadores já estão nas mãos dos pecuaristas e, no outono, época de maior demanda, não se formarão gargalos nas entregas", completou ele.
O SIRA já tem 8,6 milhões de bovinos identificados sobre um rebanho que está em torno de 11,227 milhões de cabeças, segundo os últimos dados do Governo. O Uruguai será o primeiro país do mundo com todo o rebanho identificado em junho de 2011 e essa é uma ferramenta que a cadeia de carnes busca explorar.
A rastreabilidade é um requisito imposto pela União Europeia (UE) para rastrear melhor os alimentos e, com as negociações de um Tratado de Livre Comércio, isso pesará.

Fonte: BeefPoint

Nenhum comentário: