sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Associação Brasileira de Angus empossa nova diretoria

Paulo Marques assume com a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho de Joaquim Mello
Pela primeira vez em sua história, a Associação Brasileira de Angus (ABA) será dirigida por um produtor que não é gaúcho. O mineiro radicado em SP, Paulo de Castro Marques, da Casa Branca Agropastorial, com sede em Fama (MG), estará à frente da entidade na gestão 2011/2012. Uma cerimônia na noite do dia 02 de dezembro, em Porto Alegre (RS), marcou a posse da nova diretoria.
Estimular o consumo de carnes de qualidade, difundir a genética angus pelo Brasil e aumentar o número de criadores estão entre os objetivos traçados pela gestão de Paulo Marques. O novo diretor presidente afirma que a carne angus ainda tem muito a crescer no mercado interno, uma vez que ainda importa muito de países como a Argentina. Com relação ao mercado externo, o foco não está nos Estados Unidos, que criam barreiras que impedem a entrada do produto brasileiro, e sim em países da América Latina e da África.
Atualmente, o Brasil importa 75% do sêmen angus que utiliza. Isso se deve, basicamente, a fatores econômicos. “Se tivermos igualdade de condições para competir, o produtor brasileiro perceberá que o produto nacional é melhor que o importado; a melhor genética do mundo está aqui”, ressalta Marques.
Com o objetivo de destacar e valorizar o angus no cenário brasileiro da produção de carnes nobres, Marques assume a ABA com a responsabilidade de continuar o trabalho de seu antecessor, Joaquim Mello. Entre as conquistas da gestão anterior, está um significativo crescimento no abate de angus no país. Graças à atuação do Programa Carne Angus Certificada, 2010 deve alcançar a marca histórica de 135 mil animais abatidos. “Nosso programa é o único do Brasil a ter uma certificação internacional, mantida através de auditorias periódicas de todo o processo, conferindo credibilidade internacional ao selo da ABA”, afirma Mello. Além disso, os criadores que fornecem animais ao programa obtêm remuneração até 10% acima dos valores praticados no mercado.
Outras conquistas da gestão de Joaquim Mello são a modernização do estande da ABA na Expointer e a compra da sede própria, no centro de Porto Alegre, inaugurada no dia 1º de dezembro.
Atualmente, a Associação Brasileira de Angus possui 425 sócios ativos e seus produtos já estão em mais de 100 pontos de venda em todo o Brasil. Esse resultado se deve, também, a ampliação de 8 para 11 unidades frigoríficas certificadas pelo Programa Carne Angus, através de parcerias com os frigoríficos Marfrig e Silva.

Fonte: Agrolink
Autor: Marianna Rebelatto

Nenhum comentário: