segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Carne Angus deve fechar 2010 com 135 mil animais abatidos

O ex-presidente da Associação Brasileira de Angus (ABA), Joaquim Mello, destacou nessa quinta-feira (02), durante a posse da nova presidência, as principais ações de sua gestão à frente da entidade no biênio 2009/10. Mello disse ter cumprido a promessa que fez quando assumiu o cargo, de dar total apoio ao Programa Carne Angus Certificada, considerado o "pilar de sustentação da raça Aberdeen Angus".
Em atividade desde 2003, o Programa Carne Angus certifica, através de uma equipe que hoje conta com 19 profissionais, todo o processo de produção da carne Angus, por meio de um sistema de certificação organizado e de alto nível, que conta com reconhecimento internacional, conferido pela certificadora AUSMEAT, desde 2007. "Nosso programa é o único do Brasil a ter uma certificação internacional, mantida através de auditorias periódicas de todo o processo, conferindo credibilidade internacional ao selo da ABA", reforçou o dirigente.
O ex-presidente lembrou que desde o começo de sua gestão estabeleceu diálogo direto com a indústria frigorífica, tomando a frente das negociações e da gestão do Programa Carne Angus Certificada. Como resultado, o Programa Carne Angus apresentou um crescimento de 87,5% nos abates de animais Angus, devendo fechar 2010 com a marca histórica de 135 mil animais Angus abatidos.
Também foi ampliado de oito para 11 o número de unidades frigoríficas certificadas pelo Programa em todo o Brasil, através de novas parcerias como o Frigorífico SILVA no RS e da ampliação do trabalho com o MARFRIG nos estados do RS e GO, onde, neste último, o Programa de carnes da ABA passa a atuar no mercado, com um parceiro forte, capaz de captar o imenso potencial e aceitação que o cruzamento industrial está tendo naquela importante região.
"Os estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são as principais regiões produtoras de bezerros do Brasil e também a região que abriga os maiores confinamentos do País. Os animais meio sangue Angus tem se adaptado muito bem a este sistema de produção e em breve teremos um grande volume de carne Angus certificada sendo produzida na unidade de Mineiros (GO), do Marfrig "onde iniciamos recentemente nosso trabalho de certificação", destaca o dirigente. A comercialização e volumes de carne Angus produzida foram ampliados da mesma forma.
Atualmente a Carne Angus é comercializada em seis marcas distintas: Zaffari Angus, Seara Angus, Palatare Angus, Angus da Gruta, VPJ Angus Prime e Best Beef Angus, incluindo cortes in natura, porcionados e até cortes industrializados como o STEAK BURGUER ANGUS (da VPJ Beef). "Já são mais de 100 pontos de venda de Carne Angus Certificada em todo o Brasil", comemora Joaquim Mello.
Outro aspecto por ele destacado é o estímulo à participação no Programa. "Os criadores que participam com o fornecimento de animais Angus ao Programa obtém remuneração de até 10% acima dos valores praticados pelo mercado, além do fato de toda a cadeia Angus estar sendo valorizada, como se pode observar nas feiras de bezerros e ventres. Este ano foram registrados sobrepreços na maioria das praças, chegando a 21% nas fêmeas e 14,5% nos machos, citando apenas dois exemplos de feiras promovidas pela ABA", observou.
O dirigente lembrou também, que a Angus hoje é a raça/genética mais usada no cruzamento industrial no Brasil. "Estimamos que quatro em cada cinco bezerros nascidos de Cruzamento Industrial (vaca zebu x touro europeu) seja Angus", enfatizou. Este raciocínio, segundo Mello, é considerando o "market share" do Angus na área da Inseminação Artificial. "Estimamos fechar 2010 superando a marca dos 2 milhões de doses de sêmen vendidas no Brasil", antecipa, com otimismo, Joaquim Mello.
Segundo ele, em 2009 a raça comercializou 1,5 milhões de doses de sêmen em todo o Brasil, atingindo a participação de 80% do mercado de sêmen para cruzamento. "No computo total, a Angus representa 27% de todo o mercado de inseminação de gado de corte, incluindo nesta conta o rebanho zebuíno".
O crescimento do Angus em todo o Brasil pode ser notado se olhada a distribuição nacional da venda recorde de sêmen registrada no ano de 2009. Das 1,5 milhão de doses, 55% foi comercializada nos estados da região Centro-Oeste, principal zona produtora de bezerros do Brasil, 21% na Região Sul, 14% na Região Norte, 8% na região Sudeste e 2% na região Nordeste. No Rio Grande do Sul, onde a raça é líder de mercado, a Angus participa com mais de 50% do sêmen vendido, maior número de reprodutores e leilões de gado comercial.
Paralelamente a essas conquistas, Mello também fez crescer o número de associados da ABA, que atinge na atualidade a marca de 425 sócios ativos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, entre outros estados. Também ampliou o patrimônio da entidade, através de uma eficiente gestão financeira e da colaboração de associados e parceria de empresas.
Outro ponto de destaque da gestão de Joaquim Mello foi a reforma, a revitalização do Estande Angus no tradicional Pavilhão de Gado de Corte do parque de exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), palco da internacional Expointer. "Ampliamos e modernizamos nosso estande e criamos novos espaços, para que a entidade se instale com maior eficiência e para que nossos associados e os amigos da Angus possam contar com um atendimento à altura da importância de nossa raça", sintetiza o dirigente.
O "novo estande Angus" foi apresentado aos associados e ao mercado durante a Expointer 2010, ocasião na qual a ABA inaugurou uma placa onde estão fixadas as marcas das cabanhas e empresas que apoiaram a realização da obra. "A placa de marcas simboliza o apoio financeiro que tivemos daqueles estabelecimentos que ali podem ser visualizados", reforçou Mello.
Outro destaque de sua gestão foi a conquista de sede própria da Associação Brasileira de Angus. "Adquirimos e quitamos esta nova sede da Angus em 30 de agosto deste ano. E as reformas para a adequação da estrutura às necessidades da entidade foram recentemente concluídas. Era um sonho antigo de todos os criadores de Angus, que agora se torna real e está no coração da capital do Estado do RS, berço do Angus no Brasil e principal criatório da raça pura no País", comemorou o dirigente.
A nova sede da Angus foi oficialmente inaugurada no último dia 01, em coquetel que contou com a presença de autoridades, dirigentes do agribusiness brasileiro, criadores, técnicos e investidores. "Ao término destes dois anos de trabalho, com apoio de uma coesa diretoria, deixo a entidade com um forte alicerce, preparada em todos os sentidos para que o Angus ganhe ainda mais espaço no Brasil e ocupe seu papel fundamental de raça destinada a melhorar a qualidade da carne do País e desta forma valorizar a pecuária nacional", disse o dirigente.

FONTE: Agência Safras, com informações da ABA, resumida e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário: