sábado, 4 de dezembro de 2010

EUA pede novos dados sobre carne

Os Estados Unidos solicitaram ao Ministério da Agricultura (Mapa) mais informações sobre a carne processada no Brasil. O pedido foi confirmado pelo Mapa ontem, apesar de não haver detalhamento técnico sobre a questão. Segundo o secretário de Relações Internacionais do Mapa, Célio Porto, as dúvidas dizem respeito ao controle de mais dois tipos de resíduos que não a ivermectina, motivo da suspensão dos embarques brasileiros em 27 de maio.
Os dados foram enviados no final do mês passado conforme Porto, levando-o a confirmar a projeção de retorno das exportações do produto aos EUA para 2011. "Ainda levará algumas semanas para que eles avaliem essas informações e deem uma resposta ao Brasil", disse.
Ontem, uma equipe do Mapa e o presidente da Abiec, Antonio Camardelli, encontravam-se em território americano. No entanto, de acordo com o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Mapa, Nelmon Oliveira, o grupo participava de visitas a frigoríficos. A versão foi contestada por fontes do setor, que afirmaram que a equipe foi tratar do embargo.
As vendas de carne para os EUA foram suspensas depois de constatado nível de resíduo de ivermectina acima do permitido pelos americanos. A Abiec estima que a perda deste mercado represente entre 50 milhões de dólares e 60 milhões de dólares ao mês. Em outubro, uma remessa de carne encaminhada ao Japão também foi atestada com excesso do vermífugo. Mas assessoria do Mapa informou não se tratar de caso alarmante.

FONTE: CORREIO DO POVO

Nenhum comentário: