quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Frigoríficos uruguaios chamam a atenção de investidores

A indústria frigorífica uruguaia continua sendo atrativa para os investidores estrangeiros. Agora, interessados da Rússia, Malásia, Brasil e alguns empresários locais estão analisando a compra e lutam pela reabertura do Frigorífico Florida (Clademar S.A.), em mãos de um empresário de Angola. Isso foi confirmado por fontes do Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC), já que a reabertura da planta, que permanece fechada, é uma das prioridades para as autoridades do instituto.
O Clademar S.A. está habilitado para o mercado interno e alguns outros poucos destinos, mas não tem autorizada a exportação aos mercados de alto valor. A planta requer alguns investimentos importantes para readequar suas instalações para poder conseguir a habilitação para exportar ao Canadá, Estados Unidos, União Europeia (UE) e outros mercados de alto potencial.
Em paralelo, há interesse em construir outro frigorífico em Soriano, segundo confirmou o prefeito do local, Guillermo Bezossi. Primeiro, um grupo de investidores argentinos, com uma marcada presença no mercado interno de seu país, se aproximaram de Soriano para informar sobre o interesse de instalar um frigorífico para exportar carne bovina do Uruguai, aproveitando o status sanitário do país. Isso porque o Uruguai tem acesso direto a mais de 100 mercados, entre eles, os três da América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México), hoje fechados para as empresas argentinas e brasileiras.
No entanto, um investidor uruguaio apresentará nessa semana seu projeto ante à comuna de Soriano buscando a adjudicação de um terreno para levantar uma planta frigorífica. Nesse caso, é um agente comercial uruguaio que já tem presença a nível de exportação de carne ovina e produziria com destino à exportação.
Enquanto isso, na planta do Frigorífico Mendoza, em mãos da empresa uruguaia "La Celita", continuam as obras para melhorar as instalações. Praticamente não sobraram frigoríficos sem operar.

FONTE: El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário: