sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Governo da Venezuela toma 47 fazendas privadas

CARACAS — O governo venezuelano começou hoje a tomada de 47 fazendas privadas de mais de 24 mil hectares no oeste do país, como parte do processo de combate ao latifúndio que promove o presidente Hugo Chávez.
Funcionários do Ministério de Agricultura acompanhados de uma centena de militares e campesinos simpatizantes do governo, iniciaram a intervenção de 47 propriedades ao sul do Lago de Maracaibo, entre os estados de Zulia e Mérida.
"Vamos ao resgate das melhores terras para o nosso povo, que hoje está embaixo d’água", disse o ministro de Agricultura, Juan Carlos Loyo, em um discurso difundido pela estatal Venezulana de Televisión (VTV) em um forte militar em Mérida.
"Neste momento vocês formam parte de un exército, de um coletivo e de um grupo que vai liberar as terras da pátria", continuou Loyo, vestido com uma camiseta vermelha com uma imagem do revolucionário argentino Ernesto "Che" Guevara e com uma pistola no cinto, ao se dirigir a um grupo de funcionários e militares.
Chávez anunciou em 8 de dezembro a intervenção nas fazendas em Zulia e Mérida e afirmou que a medida busca "acabar com o capitalismo explorador" e colocar as terras à disposição "dos pobres, dos terceirizados, dos que necessitam".
O governo assegurou que parte das propriedades tomadas serão usadas em um plano de "reconstrução integral" para atender a mais de 130 mil pessoas afetadas pelas intensas chuvas das últimas semanas.
No último ano o governo de Chávez expropriou mais de 200 empresas, segundo estimativas do setor empresarial. As desapropriações de terras e fazendas já ultrapassam 2,3 milhões de hectares.

FONTE: (Associated Press)

Nenhum comentário: