quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

La Niña deve continuar pelo menos até o 2º semestre de 2011

Os modelos de previsão climática continuam mostrando a continuidade do La Niña pelo menos até o segundo semestre de 2011, afirma o meteorologista do INMET/MAPA, Luiz Renato Lazinski, em artigo de Opinião veiculado nessa quinta-feira (30), pela Ocepar.
O meteorologista prevê que para o Centro-sul do Brasil, nos próximos meses, seguem os prognósticos de precipitações abaixo da média, porém com uma distribuição mais irregular, intercalando períodos de muita chuva com períodos maiores de pouca ou nenhuma precipitação.
Para a região Centro-oeste, áreas agrícolas do Nordeste e maior parte da região Sudeste, as chuvas que voltaram ao normal no decorrer de novembro e dezembro, devem continuar com o mesmo padrão, ou seja, bem distribuídas, abundantes e acima da média.
Quanto às temperaturas, vamos continuar observando mudanças bruscas, em função da entrada de massas de ar frio, que ainda devem ocasionar grandes variações, acentuando os extremos, no Centro-sul do Brasil. Nas demais regiões as temperaturas seguem os padrões normais para a época do ano, antecipa Lazinski.

Fonte: Safras e Mercado

Nenhum comentário: