quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Consumo per capita de carnes dá salto de 17,5% em dez anos

O brasileiro consumiu, em 2010, 94 quilos de carne -considerando a bovina, a suína e a de frango-, um crescimento de 17,5% em relação ao consumo per capita de 80 quilos em 2001.
A constatação é de estudo da consultoria Informa Economics FNP. Por ano, a taxa média de crescimento foi de 1,6% para todas as carnes.
As aves lideram essa expansão. Entre 2001 e 2010, a carne de frango ultrapassou a bovina como a mais consumida no país, passando de 31 quilos por habitante/ano para 44,7 quilos no ano passado, um aumento de 44%.
Já o consumo de carne bovina permaneceu estável em relação a 2001, em 35 quilos por habitante por ano. Mas teve uma significativa recuperação ante 2009, quando ficou em 32 quilos.
Apesar de recentemente ganhar espaço na mesa do brasileiro, o crescimento do consumo per capita de carne suína é modesto em dez anos, de 2,8%. No ano passado, ficou em 14,8 quilos por habitante por ano.
Em relação a outros países em desenvolvimento, a alimentação do brasileiro é muito superior do ponto de vista de proteína animal. A FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) estima que só em 2030 o consumo per capita das três proteínas nesses países atingirá 37 quilos - no Brasil, já são 94 quilos.
Segundo o autor do estudo da Informa Economics FNP, o economista José Vicente Ferraz, essa evolução no país reflete o aumento da renda média da população.
E, diante do potencial do mercado interno, Ferraz diz que há dúvidas se o Brasil será capaz de suprir a demanda de países que entram na trajetória de aumento do consumo, como China e Índia.

FONTE: Folha de São Paulo

Nenhum comentário: