terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Embrapa desenvolve inseticida anticarrapato


Os pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste desenvolveram uma forma de neutralizar o perigo da água do banho do gado, que é um inseticida contra carrapatos, bom para o gado e ruim para o meio ambiente, porque tem alta concentração de agrotóxicos.

O protótipo, com encanamento, caixa d'água e motor elétrico custou em torno de R$ 500. Os resíduos chegam por gravidade ao local reservado para o tratamento e recebem os reagentes.

De acordo com o pesquisador Caio Gromboni, para fazer o tratamento de 150 litros do líquido são usadas quatro palhas de aço, que são dissolvidas em 100 mililitros do ácido muriático e em seguida é adicionado um litro de água oxigenada. Três horas depois já está pronto, os resíduos podem ser descartados. "O intuito desse projeto não é patentear, e sim difundir a tecnologia para que possa ser utilizada e diminuir a contaminação do meio ambiente", explica Grombini.

Na mesma unidade da Embrapa mais uma nova tecnologia - os pesquisadores buscam mais produtividade do rebanho e características como a maciez da carne.

FONTE: DCI - Diário do Comércio & Indústria

Nenhum comentário: