quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Governo define ações para combate à estiagem

O vice-governador Beto Grill coordenou, nesta quarta-feira, 5, uma reunião sobre os efeitos da estiagem no Estado. No encontro foi criado um grupo de trabalho responsável pelas ações de combate à seca que afeta a região Sul do Estado. O grupo será composto pelas seguintes pastas: Secretária de Obras Públicas, Irrigação, e Desenvolvimento Urbano, Secretária de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Secretária da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Defesa Civil, e Emater.
Durante a reunião, foram definidas ações prioritárias, como também iniciativas a médio e longo período. A curto prazo haverá abastecimento de água nos municípios afetados por meio de três reservatórios-pipa, com capacidade de 4,5 mil litros de água cada, distribuição de cestas básicas no interior de Cândiota, localidade que apresenta quadro preocupante, assolados pela seca. As secretárias comprometeram-se a deslocar recursos e equipamentos para atender a região.
O vice-governador destacou a necessidade de garantir a distribuição de água nos municípios afetados pela estiagem. "O Governo, por meio de órgãos como Defesa Civil e Secretarias ligadas a estiagem, estará realizando uma série de iniciativas com a intenção de amenizar o problema na região Sul do Estado. Mesmo com as ações de caráter emergencial, como abastecimento de água, não deixarão de ser tomadas outras a longo prazo. Todo projeto de açudagem e irrigação na região Sul" , definiu Beto Grill.
A médio prazo ficou definido o estabelecimento de micro açudes e bebedouros, visita aos locais afetados, e orientação, por parte da Defesa Civil, aos prefeitos de como proceder para decretar estado de emergência. A longo prazo, serão executados projetos de açudagem e irrigação. A segunda reunião do grupo de trabalho será na próxima semana.

FONTE: GAZETA DO SUL

Nenhum comentário: