segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A alta dos grãos vai influenciar o confinamento?

Estamos assistido à constante elevação dos preços do milho e da soja tanto no mercado brasileiro quanto no mercado internacional. Essa alta tem preocupado autoridades no mundo inteiro e não deve parar por ai. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) reduziu suas estimativas para os estoques finais de milho do país e no mundo nesta safra 2010/11, informação que deu fôlego extra às cotações internacionais nos últimos dias. Assim com oferta menor e demanda aquecida os preços devem continuar em patamares altos durante esse ano.
Gráfico 1. Evolução dos preços da soja e do milho




Essa alta pode influenciar também os preços, e principalmente os custos da carne bovina, já que os grãos são importantes componentes das dietas utilizadas nos confinamentos.
Apesar da possível alta nos custos, Roberto Barcellos acredita que ela não deve ter grande impacto no número de animais confinados. "Com os preços atuais, o custo da arroba produzida em SP e GO está em torno de R$80,00 e no MT em torno de R$75,00", comentou.
Gustavo Figueiredo, avaliou que "mantendo os preços do boi gordo acima destes patamares de hoje, em SP, não irá influenciar. Os outros estados como GO, além do grão tem outro fator que é o valor da reposição (gado magro), que atualmente está mais caro em relação ao valor da arroba do boi gordo (hoje). Somente os preços dos grãos não irão influenciar maior ou menor número de animais confinados".
"Em 2010 a arroba engordada deu muito resultado e todo mundo teve coragem para comprar o magro. Em 2011 vai ser mais calminho", opinou Fábio Dias.
Para Caio Junqueira Neto, este fator também deve ter pouca influência. "Ao meu ver os principais fatores de influência são o mercado futuro e principalmente os preços do boi magro", completou.
"No patamar atual dos grãos a conta fecha. E pelo que mostram os números, a safra brasileira será boa, principalmente a safrinha", ressaltou Fabiano Tito Rosa.

FONTE: BEEF POINT

Nenhum comentário: