terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Cabanha Santa Nélia faz liquidação parcial de plantel Angus

Este ano, a Cabanha Santa Nélia promove no dia 27 de maio em Pelotas – RS, a Liquidação Parcial de Angus. Por estar ampliando sua atuação na agricultura, será ofertado durante o ano cerca de 60% do plantel da produção da Santa Nélia (alguns lotes do remate já estão disponíveis na Galeria de Imagens do site Santa Nélia – 2011).

Durante o leilão, em maio, serão ofertadas aproximadamente 260 animais Angus registrados CA (Vacas de cria, novilhas, touros de 18 e 30 meses, terneiros(as) desmamados).
O leilão acontece juntamente com Feira de Ventres promovida pela Knorr Remates, sendo possível, desta forma, possibilidade de aquisição de animais Angus registrados (CA) e também gado comercial (geral).

Conheça o sistema de criação e seleção da Santa Nélia
Para garantir animais adaptados às condições de produção de qualidade, o sistema de criação e manejo utilizado no rebanho da Cabanha Santa Nélia sempre foi com condições similares aos da pecuária de corte da Zona Sul do RS, baseada em campos nativos e na integração com a lavoura de arroz. Em relação a fertilidade do rebanho, sempre com especial atenção, descartou sistematicamente os animais vazios. Isso contribuiu com a eficiência do rebanho e qualifica o gado ofertado na Liquidação Parcial Angus como animais de alta fertilidade.

Promebo e Destaques no Promebo (Animais Líderes)
Como uma das pioneiras do Programa de Melhoramento de Bovinos de Corte (Promebo), a primeira avaliação de animais foi realizada pelo Dr. Luiz Alberto Fries, pioneiro deste trabalho no Brasil. A Santa Nélia começou o trabalho de avaliação de seu rebanho a mais de 30 anos, utilizando como critério e método de seleção os dados do próprio programa, tomando suas decisões de seleção e melhoramento baseadas em dados objetivos. Hoje a Cabanha Santa Nélia possui a vaca número 1 na relação de Vacas Líderes do Promebo, aSanta Nélia 1912.
Da mesma forma, nos machos o destaque da cabanha é o mesmo, pois possui o touro jovem número 1 entre os Touros Jovens S.A. (Superiores para Acasalamento), o Santa Nélia 2679. Entre 132 touros superiores da Geração 2008 a Santa Nélia detém o melhor.

Transferência de embriões
Desde 2005 a cabanha iniciou seus investimentos em Transferência de Embriões. Como particularidade e exceção a Santa Nélia selecionou suas doadoras por dados do Promebo (DEPs) e atualmente diversos ventres do plantel são produtos deste programa. Os trabalhos foram realizados pelo Med. Vet. Carlos Eduardo Martins e parte das doadoras estão atualmente na Central Galapa (Rio Grande).
Provavelmente a Santa Nélia é uma das pouquíssimas selecionadoras que coleta ventres PC. Este fato ocorre porque a cabanha tem certeza que suas doadoras são superiores e foram identificadas por dados objetivos.

Dia de Campo
No mês de abril, para que os interessados sejam apresentados ao trabalho da Santa Nélia, a cabanha promove um dia de campo, onde os animais já estarão loteados para o remate e os criadores poderão revisar os lotes ofertados, um a um.
Segundo Clóvis Teixeira Gonçalves da Silva, um dos sócio-proprietários da Cabanha Santa Nélia, a expectativa é de uma grande comercialização.
- Nossos animais são selecionados através de dados técnicos, o que assegura a qualidade do rebanho, além disso, a oferta de animais pode ser considerada pequena. Esperamos fazer uma grande comercialização no leilão parcial. Nosso trabalho com bovinos teve início em 1980, e de lá pra cá é feita uma rigorosa seleção, que leva muito em consideração a eficiência reprodutiva dos animais, disse Teixeira.

Serviço :
Luiquidação Parcial Angus – Cabanha Santa Nélia
Quando : 27/05/2011
Onde : Parque de Exposições – Pelotas (RS)
Leiloeira : Knorr Remates
Assessoria : FFVelloso & Dimas Rocha
Fotos: veja fotos de parte do gado em Galeria de Imagens
http://www.assessoriaagropecuaria.com.br/galeriaConteudo.inc.php?tipo=galeria&conteudo=42
Informações:
Clóvis Teixeira Gonçalves da Silva / Cabanha Santa Nélia (53) 3261 2299 – (053) 8407 3351 clovis@arrozqueroquero.com.br
Ou diretamente com a FFVelloso & Dimas Rocha Assessoria Agropecuária (051) 9835 8100 ou contato@assessoriaagropecuaria.com.br).

FONTE: FFVelloso & Dimas Rocha Assessoria Agropecuária

Nenhum comentário: