quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Vilão da inflação

A Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), emitiu nota contestando as informações da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), que apontou os produtos que tiveram as maiores altas nos supermercados em 2010: feijão (51,6%), papel higiênico (43,3%) e carne traseiro (34,9%). “O verdadeiro vilão da inflação está nas margens dos supermercados que não param de crescer e que estão chegando a níveis absurdos”, relata o presidente-executivo da entidade, Péricles Salazar. Ele apontou, por exemplo, um estudo da Scot Consultoria realizado entre os dias 10 e 14 de janeiro de 2011, no mercado paulista, onde as margens das grandes redes de supermercados eram de 123% para cortes como o lagarto; de 104% para o patinho; de 137% no filet mignon e de 95% no coxão mole. “ É um setor altamente concentrado, com quatro ou cinco grandes redes dominando o mercado e elas são responsáveis por 70% da carne comercializada no Brasil”, acrescenta Péricles Salazar.
Segundo ele, é uma injustiça muito grande considerar a carne ou o feijão o vilão da história porque justamente por receberem preços muito baixos os produtores tiveram de abater suas matrizes ou abandonar a atividade, alugando suas terras para cana ou reflorestamentos, o que levou a escassez atual. Mas quem fica com a maior parte da renda obtida a partir dos preços altos é o setor de supermercados”, garante ele. Para Péricles Salazar, junto com a queda no número de cabeças do rebanho bovino brasileiro nos últimos anos houve o aumento de renda e do PIB que elevaram o consumo, subindo os preços. “O problema é que os supermercados não se sensibilizaram para o fato de que o aumento de preços no nível de produtor significava apenas uma saída de uma situação de difícil e estão elevando continuadamente suas margens”, finalizou.

FONTE:Abrafrigo

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