segunda-feira, 7 de março de 2011

Mesmo com estiagem, criação de gado gaúcha deve ter valorização em feiras

Alta procura deve gerar ganho pelo menos 20% maior para criadores

Mariana Lopes | marian.lopes@zerohora.com.br

Mesmo mais magros em decorrência do La Niña, os terneiros que deverão participar das feiras de outono devem estar pelo menos 20% mais valorizados, conforme especialistas do setor. O quilo, que no ano passado estava em R$ 3, deve ficar em torno dos R$ 3,60 na temporada. Quem conseguiu a façanha de, mesmo com as pastagens amareladas, engordar seus terneiros com suplementos, deve ter um ganho ainda maior.

É o caso de Jarbas Pereira, proprietário da Cabanha Pietro Surreaux, de Uruguaiana. A terneirada foi dividida em duas partes: uma de potenciais touros de argola e, outra, de terneiros comuns, que devem ser levados para venda em feiras de outono. Para os últimos, a palha de arroz foi usada como suplemento, o que vai garantir exemplares com cerca de 180 quilos, peso acima do mínimo exigido até então pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa).

>>>Veja números do mercado no Estado

Como a suplementação não é usada pela maioria dos produtores, a Seapa deve lançar mão de uma medida já utilizada em períodos de estiagem. Nos próximos dias, deve autorizar que animais com peso abaixo do exigido participem das feiras de outono, um pedido de sindicatos rurais da Campanha e da Fronteira.

FONTE: ZH

Nenhum comentário: