quarta-feira, 6 de abril de 2011

ABHB e Merial disponibilizam teste de DNA aos sócios da entidade


A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e Merial assinaram no mês de março, durante o Curso de Melhoramento de Bovinos de Corte, em Bagé (RS), o Termo de Acordo que disponibiliza aos sócios criadores da entidade a verificação de paternidade por teste de DNA com valores diferenciados proporcionando, desta forma, mais economia, praticidade e segurança aos criadores. Pela Merial a assinatura foi feita pelo seu Gerente de Contas, Guilhereme Gallerani. Guilherme explica que “após algum tempo de conversação e de algumas iniciativas anteriores com o Núcleo Fronteira Oeste de Hereford e Braford, grande parceiro da Merial, com muita satisfação chegamos a este momento de assinatura do convênio.
Com o acordo ora firmado, a ABHB disponibiliza o serviço de verificação de paternidade por teste de DNA da Merial a seus associados de forma igualitária, proporcionando, além de economia aos criadores, praticidade, segurança e conveniência no envio de amostras”. Ainda de acordo com o Gerente de Contas da Merial, através desta iniciativa a ABHB dá um importante passo para aumentar e consolidar seu banco de genótipos e poder avançar, num futuro muito próximo, em novos degraus na tecnologia de marcadores moleculares. “Sinto-me honrado de em nome da Merial firmar este acordo de cooperação com a ABHB, associação esta que vem destacando-se nos últimos anos por sua iniciativa e pioneirismo em diversas frentes, trabalhando forte para consolidar o Hereford e Braford brasileiro como excelente alternativa para os diversos sistemas de produção do Brasil e até de outros países.”

Conforme o presidente da ABHB, Fernando Lopa, com o constante avanço na área de biologia molecular animal, o custo de adoção dessas tecnologias pelo produtor tem diminuído muito. “Nossa associação agora disponibiliza essa parceria que oferece um pacote de vantagens para que o associado da ABHB possa realizar exames de DNA e testes de paternidade em seus animais.”, explicou. Segundo Lopa, “durante o curso de melhoramento do PampaPlus os pesquisadores relataram que muitas associações de raça no exterior estão adotando o teste de paternidade por DNA como única forma de se aceitar o registro dos animais. A ABHB, que tem seu projeto de exportação de genética (BHB), deve ficar atenta a essas tendências e buscar a difusão dessa tecnologia, e, essa parceria com a Merial vem ao encontro desse objetivo”, completou.

Na próxima semana, a ABHB e a Merial vão disponibilizar em seus respectivos sites as informações de como o associado da ABHB deve proceder e quais as vantagens do pacote oferecido. Outros esclarecimentos já podem ser obtidos, no entanto, através do Departamento de Registros da ABHB – registro.hereford@hereford.com.br, (53) 3242-1332/3312-8726/9952-0391. Em breve estarão disponíveis na sede da Associação os cartões de coleta.

FONTE: assessoria de imprensa da ABHB.

Nenhum comentário: