quarta-feira, 13 de abril de 2011

Sudão vai importar genética bovina do Brasil

O país africano pretende também fazer intercâmbio técnico na área.

Acordo foi definido durante visita do ministro sudanês dos Recursos Animais e Pesca, Faisal Hassan Ibrahim.

Aurea Santos aurea.santos@anba.com.br

São Paulo – O Sudão vai importar material genético de gado zebu brasileiro. Além disso, vai enviar técnicos para serem treinados no Brasil na área de reprodução destes animais. As informações são do ministro sudanês dos Recursos Animais e Pesca, Faisal Hassan Ibrahim, e foram dadas à ANBA durante a visita de uma delegação do país africano à sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo, realizada nesta quarta-feira (13).

“Visitamos dois centros de inseminação artificial, também visitamos várias fazendas, onde vimos o gado zebu brasileiro, especialmente o gado nelore. Eles fazem um grande trabalho de melhoramento da reprodução”, afirmou Ibrahim, ao anunciar parcerias com instituições nacionais.

“Foi muito interessante a visita à Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, na qual acertamos de melhorar a nossa relação bilateral com a entidade para melhorar o gado zebu no Sudão”, explicou. Segundo o ministro, técnicos sudaneses virão ao país receber treinamento nas áreas de reprodução, inseminação artificial e transferências de embriões. Profissionais brasileiros irão também ao país árabe para oferecer treinamento in loco para os sudaneses.

Na semana passada, Ibrahim já havia assinado um protocolo de intenções com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília, conforme noticiado pela ANBA. De acordo com o ministro, este protocolo inclui cooperações nas áreas de transferência de tecnologia e capacitação.

Outra instituição visitada pela delegação de empresários liderada pelo ministro foi a unidade Gado de Corte da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “Convidamos [a Embrapa] para visitar o Sudão e assinar um protocolo de cooperação. Queremos parcerias nas áreas reprodução, genética, nutrição e todos os aspectos de melhoramento de reprodução”, detalhou Ibrahim. Ainda no ramo da pecuária, o ministro informou que foi assinado um acordo com uma empresa de sementes de pastagem para que elas sejam exportadas ao Sudão.

O ministro contou que também visitou fazendas de pesca e aquicultura. “Ficamos impressionados pela tecnologia que vimos. É muito simples e extremamente eficiente a tecnologia que os brasileiros estão usando na criação de tilápias”, destacou. “Neste momento, está ocorrendo uma reunião entre um dos investidores sudaneses e uma empresa brasileira para fazer uma joint-venture no Sudão, no campo de aquicultura, para produzir mais de um milhão de tilápias”, revelou.

Outras empresas visitadas pela delegação foram companhias de maquinário agrícola e de irrigação. Ibrahim destacou a importância de sua passagem pela Câmara Árabe, na qual a delegação foi recebida pelo secretário-geral da entidade, Michel Alaby. “Penso que a Câmara vai ser o ponto focal de todas estas atividades que estamos fazendo agora.
FONTE: ANBA

Nenhum comentário: