quarta-feira, 13 de abril de 2011

Supermercadistas podem entrar na Justiça contra portaria que limita entrada de carne com osso no RS

Associação Gaúcha dos Supermercados não descarta aumento de preços ao consumidor durante a Páscoa
Nestor Tipa Júnior | Porto Alegre (RS)
A Associação Gaúcha dos Supermercados (Agas) espera até esta segunda, dia 18, a revogação, pelo governo do Rio Grande do Sul, da portaria que limita o ingresso de carne bovina com osso no Estado. Os supermercadistas alegam que em datas festivas, como a Páscoa, cerca de 70% da costela de gado consumida é oriunda de outras regiões. Após a data, a entidade vai orientar os associados a ingressarem na Justiça, solicitando o direito de adquirir a carne com osso diretamente de outros lugares.

O presidente da Agas acredita que esta ação se trata de uma reserva de mercado e que a decisão não reconhece o Ministério da Agricultura como maior órgão fiscalizador. Antônio Cesa Longo não descarta aumento de preços ao consumidor.

— Cerca de 60% a 70% desse produto nessa época do ano vem de outros Estados. Com certeza teremos um reajuste de preços se não for revogada esta portaria, e os gaúchos estarão pagando a costela mais cara durante as datas festivas — frisa.

A assessoria da secretaria da Agricultura do Estado informou que o secretário Luiz Fernando Mainardi foi surpreendido pela nota da Agas. Afirma ainda que o governo gaúcho não foi procurada pelo setor para debater a portaria. A medida foi tomada atendendo um pedido do setor produtivo e indústrias e, segundo assessoria, a portaria está mantida.

O texto, publicado no Diário Oficial do Estado no final de março, revoga decisão tomada em dezembro de 2010 que permitia a compra desse produto de outras regiões do país.

FONTE: RÁDIO GAÚCHA

Nenhum comentário: