quinta-feira, 26 de maio de 2011

Ministério da Agricultura participa do encontro no qual foi feito o anúncio que marca a história mundial da sanidade animal

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, sigla em inglês) anunciou nesta quarta-feira, 25 de maio, a eliminação da peste bovina em todo o mundo. A declaração foi feita durante o 79º Congresso Anual de Delegados da OIE, que ocorre até o dia 27 de maio, em Paris (França). É a primeira vez que uma doença animal é eliminada pelo homem.

A resolução da OIE reconhece oficialmente a erradicação da peste bovina nos 198 países e territórios onde os animais eram considerados suscetíveis a contrair a doença. O documento foi assinado pelos delegados presentes no encontro. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é representado no evento pelo diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA), Guilherme Henrique Marques.

O Brasil teve apenas um registro da enfermidade – em animais procedentes da Índia e erradicados logo em seguida, em 1921, e, por conta isso, ainda integrava aquela relação. O coordenador geral de combate às doenças do Ministério da Agricultura, Orasil Romeu Bandini, afirma que a declaração é positiva porque acaba com a possibilidade de algum país usar a inclusão do Brasil na lista de países suscetíveis à doença como pretexto para não comprar a carne brasileira. “É mais uma barreira que foi rompida”, avalia.

Saiba mais

Conhecida na Europa desde a época do Império Romano, a peste bovina – que não atinge o ser humano – dizimou milhares de cabeças de gado, matando em algumas épocas rebanhos inteiros de bovinos e bubalinos. A "praga do gado" é uma doença viral contagiosa, que afeta diversos animais com casco de duas unhas, tanto selvagens como domésticos, e que apresenta alta taxa de mortalidade.

O vírus da peste bovina já não circula entre os animais vivos, mas continua armazenado em alguns laboratórios para a produção de vacinas, em caso de reaparecimento da doença de forma acidental ou devido a um ato proposital.
Em 1920, a enfermidade desencadeou a cooperação internacional depois de um surto na Bélgica. O combate foi um dos fatores que conduziu à criação da OIE, quatro anos mais tarde. O descobrimento de uma vacina eficaz, em 1957, permitiu o início do processo de erradicação do mal. (Marcos Giesteira)

FONTE: JORNAL DIA A DIA

Nenhum comentário: