quarta-feira, 25 de maio de 2011

Nosso amigo, o frango.

Não acho o frango um problema para o boi. Muito pelo contrário -- vemos no crescimento contínuo do consumo por pessoa no Brasil dos últimos anos de frango, bovino e suído como uma competição saudável. Há espaço para todo mundo nos estômagos brasileiros.

Mas uma coisa a gente tem que sempre estar de olho no nosso colega que a uns dias atrás era um pintinho, mas é vendido e saboreado quando ainda não é adulto. Penas à parte, quando olhamos para o mercado, o que os preços do frango fazem pode nos ajudar muito na pecuária. Observe o gráfico abaixo.




Quando a gente sobrepõe os dois gráficos -- boi e frango -- vemos uma música sendo tocada, e o frango e o bovino dançam mais ou menos juntos. Quando o boi cai, o frango vai atrás.

Mas quando o frango cai DE VERDADE ao ponto de encostar na arroba do boi, aí a música pára. Começa outra. Altista.

Tem sido assim há alguns anos, como você pode ver no gráfico, e se reparar com cuidado verá a última ocasião confirmada dessa relação entre os dois no meio da alta do ano passado. Mas eis que nos idos da safra bovina estamos passando novamente agora por um desses encontros esporádicos entre os dois preços. O frango novamente pegou o boi.

Fica a pergunta. A música vai parar novamente? Vai começar outra? Altista?

A arroba já caiu o suficiente ? Está na hora de dar uma respirada? Vamos aguardar para ver.

FONTE: CARTA PECUÁRIA

Nenhum comentário: