terça-feira, 7 de junho de 2011

E NÓS TEMOS QUE FINGIR QUE ACREDITAMOS! TENTE COMPRAR VACINA CONTRA BRUCELOSE AQUI NO SUL DO RS !!!!

Laboratórios veterinários já comercializaram 6 milhões de doses de vacina contra brucelose em 2011
Os laboratórios veterinários brasileiros comercializaram cerca de 6 milhões de doses de vacina contra brucelose entre janeiro e abril’2011 (para consumo até o final de maio) e mantêm cerca de 300 mil doses em estoques, atendendo à demanda prevista pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para o período. Em 2010, a indústria colocou no mercado 19,3 milhões de doses, também suficientes para atender às necessidades previstas pelo MAPA para o Plano Nacional de Controle de Erradicação da Brucelose e da Tuberculose, que introduziu a vacinação obrigatória contra a brucelose bovina e bubalina em todo território nacional.

Por conta dessa disponibilidade, o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), entidade que reúne os laboratórios fabricantes de vacinas contra brucelose, descarta a escassez do produto em 2011. “O Sindan trabalha com transparência e credibilidade, fornecendo todas as informações necessárias ao MAPA. As faltas eventuais se houver, não se devem à falta de vacina, mas a problemas isolados com os pontos comerciais”, ressalta Emilio Salani, diretor de operações do Sindan.

Salani informa que o ciclo de fabricação da vacina contra brucelose gira em torno de seis meses. Esse período envolve a produção, os controles internos, a coleta do MAPA para os testes, os próprios testes oficiais e a liberação dos lotes. “A demanda prevista pelo MAPA é muito importante para a indústria se preparar para a fabricação da vacina em quantidade suficiente para suprimento do mercado”, ressalta o diretor.

Zoonose de grande importância econômica, a brucelose é transmitida pelo trato gastrintestinal, pele e mucosas. Em alguns animais, como no bovino, a bactéria Brucella prolifera no útero e nas glândulas mamárias. Na fêmea prenha, provoca aborto nos estágios finais da gestação, afetando severamente a taxa de fertilidade e causando drástica redução da produção leiteira. Muitos animais aparentemente se recuperam espontaneamente da infecção, mas continuam eliminando bactérias na urina, secreção vaginal e no leite, podendo permanecer assim durante toda a vida, sendo importante fonte de infecção.

“A vacinação das fêmeas entre 3 e 8 meses de idade deve ser prática rotineira e é o melhor e mais econômico método de prevenção da brucelose. Basta uma dose nessa faixa etária para proteger as vacas durante toda a vida, evitando problemas reprodutivos e financeiros”, ressalta Emilio Salani.


FONTE:Nadia Andrade
Texto Assessoria de Comunicações

Nenhum comentário: