terça-feira, 28 de junho de 2011

Prazo de vacinação contra brucelose em bovinos é prorrogado em Mato Grosso


O prazo para a vacinação contra a brucelose no rebanho bovino fêmea de Mato Grosso foi prorrogado para o dia 31 de julho. Na mesma data, o produtor deverá entregar toda a documentação que comprova a imunização dos animais. Deverão ser vacinados os bezerros com idade entre 3 e 8 meses. A extensão do prazo para a vacinação, que deveria terminar no dia 30 deste mês, visa corrigir o problema provocado pela falta de vacinas nos estabelecimento comerciais do estado.

Segundo a coordenadora do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Jociane Quixabeira, as doses devem chegar no comércio até o final de junho. Foram produzidas 5 milhões de doses para atender a demanda nacional. Desse volume, cerca de 700 mil vacinas foram entregues na primeira quinzena do mês, dos quais 45 mil vieram para Mato Grosso.

Conforme ela, até o dia 30 de abril foram imunizadas 500 mil cabeças no estado. A estimativa inicial é que todo o rebanho na idade indicada seja vacinado, totalizando 1,5 milhão de bezerros. A falta de vacinação implicará em multa de 2,5 Unidade de Padrão Fiscal (UPF), o equivalente a R$ 90 por cabeça. Ela acredita que não haverá necessidade para uma nova prorrogação, já que as vacinas deverão estar disponíveis para os produtores ainda nesta semana.

Para o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, independentemente do prazo estendido, o pecuarista já está arcando com o prejuízo por conta da falta das doses. Ele explica que no mês de maio, quando ocorreu também a vacinação contra a aftosa, os produtores perderam a oportunidade de manejar o gado em uma única vez. “Agora o pecuarista terá que fazer um novo manejo, o que provocará perca de peso e aumento de estresse do animal”. Ele acrescenta que as poucas doses existentes no mercado não atendem a necessidade do produtor, principalmente do interior do Estado.
FONTE: TÔSABENDO.COM

Nenhum comentário: