quarta-feira, 13 de julho de 2011

6º CONCURSO DE CARCAÇAS ANGUS - MARFRIG

A Associação Brasileira de Angus (ABA) e a Marfrig Alimentos promovem a 6ª edição do Concurso de Carcaças Angus, que tem por objetivo demonstrar o potencial da genética Angus para produção de carne de qualidade.


Em sua 6ª edição, o Concurso de Carcaças Angus avaliará as características economicamente relevantes de carcaça bovina, como idade, grau de acabamento, conformação, peso e até a sanidade do lote. Podem participar os criadores de Angus e Cruza Angus do Rio Grande do Sul. O abate técnico será feito na unidade de Alegrete da Marfrig, em 23 de setembro de 2011, sendo realizado em categorias de animais definidos e cruzados em separado.

“O produtor pode participar com um ou mais lotes. São aceitos machos e fêmeas com idade de até 4 dentes que atendem ao padrão da racial do Programa Carne Angus Certificada, isto é Angus e Cruzas Angus com no mínimo 50% de sangue Angus no cruzamento com raças taurinas e mínimo de 5/8 de sangue Angus no cruzamento com raças zebuínas e sintéticas”, explica Fabio Medeiros, subgerente da ABA e coordenador do Programa Carne Angus da entidade.


“O Concurso de Carcaças Angus tem por objetivo o estímulo à produção de animais de qualidade e o direcionamento da produção aos padrões de qualidade demandados pela indústria. Os criadores não podem esquecer que é preciso produzir segundo o padrão exigido pelos frigoríficos porque é o que os consumidores desejam”, ressalta Paulo de Castro Marques, presidente da ABA.

O produtor de Angus entendeu a proposta do Concurso de Carcaças no ano passado, quando foram abatidos 500 animais. “Estamos lançando um desafio aos criadores de Angus para superar o resultado de 2010 em volume e qualidade, mostrando ao mercado a força da raça e o seu foco claro na produção de animais de alta qualidade e carcaça como demonstrado nas edições anteriores do concurso”, assinala o presidente da ABA.


“O Concurso de Carcaça é uma oportunidade ímpar para os pecuaristas apresentarem a excelência de sua produção de novilhos para abate e para os selecionadores mostrarem o que sua genética é capaz de produzir”, complementa Fábio Medeiros.


As inscrições para o 6º Concurso de Carcaças Angus 2011 já estão abertas e devem ser feitas diretamente na Associação Brasileira de Angus até o dia 09 de setembro. Importante: o concurso está aberto a todos os pecuaristas do Rio Grande do Sul, sejam ou não associados da ABA. O regulamento estará disponível nos próximos dias no site http://www.carneangus.org.br. Os campeões do concurso recebem premiações especiais.


Além do abate das carcaças, a ABA está preparando atividade técnica com palestras e dias de campo. Mais informações serão fornecidas nos próximos dias.


Fonte: o Assessoria de Comunicações (11) 2198-1852/Jornalista Responsável: Altair Albuquerque (MTb 17.291)

Nenhum comentário: