terça-feira, 12 de julho de 2011

Caem as exportações de gado em pé. 35% no primeiro semestre

Com recuo para 190 mil animais as exportações de gado vivo pelo Brasil recuaram 35%. Em valores o recuo é de 27% com números absolutos atingindo os U$ 198 milhões segundo dados da Ministério do Desenvolvimento.
Este volume menor se deveu principalmente a queda nas exportações para a Venezuela que reduziu suas compras de 256 mil para 152 mil animais vivos.
Já as importações do Líbano, o segundo maior mercado brasileiro, mantiveram evolução neste ano. As empresas brasileiras colocaram 39 mil animais no país de janeiro a junho, com aumento de 47% em relação a igual período do ano anterior. As receitas com as compras libanesas subiram de US$ 17,4 milhões no primeiro semestre do ano passado para US$ 32 milhões neste ano.
Segundo Gastão Carvalho Filho da Boi Branco esta situação deve se inverter em breve pois a Venezuela deverá voltar a comprar, até por uma questão de abastecimento.
Além da queda nas importações da Venezuela, o Brasil enfrentou a concorrência esporádica de exportações do Uruguai, da Colômbia e da Austrália, afirma o dono da Boi Branco, empresa líder nas vendas para o Líbano.
Fonte: Mauro Zafalon, publicada na Folha de S.Paulo

Nenhum comentário: