sexta-feira, 1 de julho de 2011

JBS suspende abate de gado na Austrália por duas semanas

Decisão se deve à fraca demanda no Japão


A processadora de carnes brasileira JBS suspenderá por duas semanas as operações em um de seus abatedouros de gado na Austrália, devido à fraca demanda no Japão, conforme informou nesta sexta, dia 1º, o diretor e gerente de Assuntos Regulatórios e Corporativos da empresa, John Berry. A JBS Swift Australia interromperá as atividades de processamento e abate na unidade de Toowoomba, localizada no Estado de Queensland, até 17 de julho, disse Berry.

A fábrica normalmente abate 1,1 mil cabeças de gados por dia para importantes mercados, como o Japão.

– Estamos vendo condições internacionais desafiadoras para carne bovina. Tomamos a decisão baseados na situação do mercado japonês para carne de gado alimentados por ração à base de grãos e no fluxo internacional do produto – afirmou ele.

A JBS Swift, maior processadora de carnes na Austrália, opera 11 instalações de processamento e seis de confinamento ao longo do litoral leste do país. O grupo brasileiro ocupa o primeiro lugar no ranking da produção mundial, enquanto a Austrália é o segundo maior exportador de carne bovina do mundo depois do Brasil.

Segundo Berry, os desafios que surgiram no mercado nos últimos meses agravaram o impacto da valorização do dólar australiano e as exigências de aumentos salariais sem qualquer mudança na produtividade. A companhia prevê que os estoques excedentes sejam esvaziados ou substancialmente reduzidos nas próximas duas semanas e trabalhará duro com os clientes japoneses nas oportunidades para o produto, disse ele.

A suspensão temporária das operações na unidade de Toowoomba não está ligada à decisão tomada pelo governo australiano no começo de junho de interromper as exportações de gado vivo para Indonésia por até seis meses, de acordo com Berry.

AGÊNCIA ESTADO

Nenhum comentário: