segunda-feira, 25 de julho de 2011

Rabobank: indústria de carne bovina deve acelerar processos de consolidação

Fusões e aquisições entre os processadores de carne bovina de todo o mundo deverão acelerar, disse o Rabobank em seu relatório do segundo trimestre de 2011 chamado Previsões Trimestrais para Mercados Globais e Regionais.

A capacidade é maior do que a oferta disponível e a "próxima era de processadores de carne bovina bem sucedidos precisará ter tamanho e alcance para ter acesso aos animais que precisam, bem como para aproveitar as oportunidades comerciais que estão cada vez mais presentes na indústria global de carne bovina", disse o relatório.

A consolidação deverá ser moderada nos Estados Unidos, que já trabalhou durante um prolongado período de compra e venda. Por outro lado, a indústria em outros locais tem bastante espaço para se contrair.

"A competição entre os frigoríficos por gado se tornou acirrada e tem forçado os preços dos animais para cima. Não há nada novo nisso, mas o desafio aos frigoríficos sob essas circunstâncias se tornou mais complicado. Outro importante desafio que os processadores de carne bovina enfrentam nesse ambiente é a liquidez financeira para trabalhar o capital diante dos preços extremamente altos dos animais".

Os processadores de nível médio são particularmente vulneráveis a menos que tenham uma posição definida em algum nicho no mercado. Por exemplo, no estado brasileiro do Mato Grosso, que é responsável por 12% do rebanho total do Brasil, 17 das 40 plantas frigoríficas estão fechadas. Na Argentina, várias plantas fecharam no ano passado (ou estão fechadas temporariamente) como resultado dessa pressão. Na Austrália, a joint venture entre Cargill e Teys Group terá uma participação combinada de 19% nos abates australianos.

FONTE: MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint

Nenhum comentário: