quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Carne bovina de São Paulo terá Selo de Qualidade

Certificação pode ajudar a pecuária de corte paulista a garantir o mercado externo
Mônica Costa

A carne bovina produzida em São Paulo passa a contar com uma certificação que vai assegurar a procedência e qualidade do produto. O Selo de Qualidade da Pecuária de Corte foi lançado nesta quarta feira, 24, pela Secretaria Estadual da Agricultura e visa a certificação das unidades de produção com base em normas que garantam o bem-estar e saúde do animal.

Itens como proteção ambiental, condições de trabalho na propriedade, segurança dos alimentos e o atendimento à todos os preceitos de boas práticas da produção sustentável de bovinos de corte também são necessários para que o selo seja concedido.

“Além dos processos exigidos por outras normas de certificação, o pecuarista deverá apresentar risco sanitário próximo do zero para receber o selo” afirma Auler Matias, pecuarista e um dos redatores da normatização para o Selo de Qualidade da Pecuária de Corte. A secretaria fará a certificação da propriedade e, consequentemente, dos animais.

O status vai garantir que os animais estão livres de doenças como a aftosa, tuberculose e brucelose, por exemplo. De acordo com Matias, este diferencial poderá assegurar ao pecuarista paulista acesso ao mercado internacional. “Os países importadores sempre alegam problemas sanitários para barrar a nossa carne. O Selo será uma garantia de que a carne produzida no Estado está livre destes riscos”, afirma.

O governo de São Paulo estuda a possibilidade de financiar o processo de adequação das propriedades para a implantação do sistema. A expectativa é que, no primeiro ano, 500 propriedades possam aderir ao programa.

O Selo Produto de São Paulo integra o Sistema de Qualidade de Produtos Agrícolas, Pecuários e Agroindustriais e foi criado pelo Governo do Estado por meio da Lei nº 10.481. de 29 de dezembro de 1999. O objetivo é aumentar a competitividade do agronegócio paulista nos mercados interno e externo.

Os produtos já certificados são café (gourmet e superior), carvão, carne suína, algodão e cachaça.

Fonte: Portal DBO

Nenhum comentário: