segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Carne Certificada Pampa® e Frigorífico Silva lançam Campeonato de Carcaças

O Programa Carne Certificada Pampa®, programa de certificação de carne da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) juntamente com o Frigorífico Silva de Santa Maria (RS) estão lançando o Campeonato de Carcaças, promovendo uma avaliação das carcaças dos animais Hereford e Braford enquadrados no Programa Carne Pampa®, com a finalidade de premiar o sistema produtivo, ao invés de um único lote o qual, na maioria das vezes, não demonstra a realidade da terminação das propriedades.

As carcaças estão sendo avaliadas desde o mês de maio e vem sendo julgadas em uma primeira avaliação, nos seguintes quesitos: sanidade, peso da carcaça e gordura. Na fase final serão avaliados e julgados todos os itens anteriores e ainda a conformação, conforme tabela de índices e valores utilizada para o campeonato. As avaliações e tipificações ao longo do campeonato serão realizadas pelos técnicos da Associação e, para a final, se somarão mais quatro jurados. Serão eles: Guilherme Dias – Gerente executivo do programa Carne Certificada Pampa; Dr. Leonir Luiz Pascoal – Professor da UFSM; Dr. Ricardo Zambarda Vaz – Professor da URI e Dr. Fabiano Nunes Vaz – Professor da UNIPAMPA.

Os vencedores do Campeonato de Carcaças serão divulgados e premiados durante a Expointer 2011, ao 1º Lugar, premiação corresponderá ao valor de 5% (cinco por cento) sobre o preço ESALQ Máximo do dia imediatamente anterior ao embarque dos animais, ou ainda preço base do frigorífico + bônus de 6% sobre o resultado do lote campeão na fase final, a ser depositado na conta corrente de produtor, na mesma forma do pagamento sempre realizado pelo frigorífico + 50 doses de sêmen de touros do PAC. Ao 2º Lugar e 3º lugar 30 doses de sêmen de touros da Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford (PAC) para cada um.

Para o Gerente do Programa, Guilherme Dias, “consideramos muito interessante esta modalidade de concurso, pois visa destacar aqueles produtores que enviam animais de qualidade com regularidade. Na fase final o lote campeão dos produtores classificados na fase inicial receberá um bônus especial mais 50 doses de sêmen de touros premiados no PAC”.

Clique aqui e veja os índices de avaliação do Campeonato de Carcaças Hereford e Braford.


Agrolink com informações de assessoria

Nenhum comentário: