quinta-feira, 4 de agosto de 2011

La Niña deve voltar no fim do ano

Cassiano Ribeiro

Apesar das chuvas excessivas registradas nos últimos dias, para a meteorologia, o período é de neutralidade climática. Conforme o agrometeorologista da Somar Marco Antonio dos Santos, esse comportamento deve seguir até o final de setembro. “Estamos passando por uma transição climática. Isso mantém as condições normais para todas as regiões do país”, diz.

Após analisar os radares meteorológicos, Santos diz que há fortes indícios de que o fenômeno La Niña volte a influenciar o clima no Brasil durante a safra de verão 2011/12. O fenômeno costuma deixar o clima mais seco na região Sul do país e, segundo Santos, pode causar problemas aos produtores durante o desenvolvimento da próxima safra. “A previsão indica, contudo, que a La Niña vai chegar apenas no final do ano. Com isso, as chuvas para o plantio estão garantidas”, ameniza. Já a região Centro-Oeste deve ter chuvas dentro da normalidade ao longo da primavera.

No ciclo 2010/11 o clima no Brasil mais contribuiu do que prejudicou os resultados da safra, que rendeu mais de 175 milhões de toneladas de grãos, conforme estatísticas oficiais.

FONTE:Gazeta do Povo

Nenhum comentário: