quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Planalto confirma Mendes Ribeiro como Ministro da Agricultura

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, divulgou nota oficial nesta quinta-feira, 18 de agosto, na qual informa que o deputado federal Mendes Ribeiro foi convidado para assumir o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A formalização se deu hoje pela manhã numa conversa da presidenta Dilma com o parlamentar. Amanhã (19/8), quando retornará a Brasília, Dilma Rousseff terá o primeiro encontro com o novo ministro.

A seguir a íntegra da nota oficial:

“Por solicitação da presidenta da República, Dilma Rousseff, que está em viagem, informo que o deputado federal Mendes Ribeiro assumirá o cargo de ministro da Agricultura. A oficialização do convite ocorreu nesta manhã, em conversa da presidenta com o deputado. Ao retornar de viagem, amanhã à tarde, em Brasília, a presidenta terá sua primeira reunião com o novo ministro.

Gleisi Hoffmann
Ministra-chefe da Casa Civil” .

Em Veja.com.br:

Mendes Ribeiro, o fiel aliado de Dilma

Indicado para o ministério da Agricultura é amigo da presidente há 30 anos. Exoneração de Wagner Rossi não saiu no Diário Oficial desta quinta-feira.

mendes ribeiro

O deputado federal Mendes Ribeiro Filho pode não saber distinguir um pé de alface de um pé de couve, mas tem um ponto forte para assumir o Ministério da Agricultura: uma relação de lealdade com a presidente Dilma Rousseff. O gaúcho de 57 anos comprou briga com o PMDB do Rio Grande do Sul nas eleições presidenciais de 2010, por fazer campanha para a presidenciável petista. No estado, o PMDB apoiava o tucano José Serra.

Dilma e Mendes Ribeiro se conhecem há trinta anos. A relação entre os dois se estreitou em 1980, quando o hoje deputado federal, formado em Direito, trabalhou na elaboração da Constituição gaúcha, ao lado do então marido de Dilma, Carlos Araújo. A presidente, nascida em Minas Gerais, construiu sua carreira política no Rio Grande do Sul.

A saída de Mendes Ribeiro da Câmara para assumir o ministério provoca mal-estar com o PT, mas resolve um problema com o PMDB. O suplente de Mendes Ribeiro é Eliseu Padilha, também do PMDB gaúcho – desafeto do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, mas amigo do vice-presidente da República, Michel Temer. Atualmente, Padilha preside a Fundação Ulysses Guimarães, em Brasília.

Mendes Ribeiro deixa vago também o cargo de líder do governo no Congresso – e os senadores do PMDB já articulam para ocupar o espaço. Assim, ao fim e ao cabo, o PMDB conseguiu manter o ministério, a vaga na Câmara e a liderança no Congresso. Dilma Rousseff, como se vê, também teve participação na escolha – ao contrário do que Temer esforçou-se em divulgar na noite de quarta-feira: que a indicação do substituto de Wagner Rossi seria uma decisão exclusiva do PMDB.

Mendes Ribeiro Filho nasceu em Porto Alegre e começou na política aos 28 anos, quando foi eleito vereador pela cidade. Exerceu dois mandatos de deputado estadual e, quando indicado para o ministério de Dilma, ocupava seu quinto mandato na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Sem exoneração - O Diário Oficial da União desta quinta-feira não traz a exoneração do ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi. Nos casos de outros ministros que deixaram o governo, a publicação foi feita no dia seguinte à queda. Após sucessivos escândalos, mostrados por VEJA, Rossi entregou na quarta, por volta das 19 horas sua carta de demissão a Dilma. Como a demissão foi pedida no início da noite, haveria tempo para que a decisão entrasse no Diário Oficial – onde são publicados todos os atos públicos do governo e dos órgãos públicos.

A Imprensa Nacional, no entanto, não recebeu qualquer ofício da Presidência pedindo a publicação da exoneração. Também não está prevista a publicação de uma edição extra doDiário com a notícia. O Palácio do Planalto ainda não se pronunciou oficialmente sobre a nomeação de Mendes Ribeiro como titular da Agricultura, mas o anúncio deve ser feito ainda hoje. Nesta quinta-feira, a presidente Dilma Rousseff está em São Paulo, para o lançamento regional do Programa Brasil Sem Miséria.
Fonte: Mapa + Veja.com.br

Nenhum comentário: