terça-feira, 22 de novembro de 2011

Brasil vê exportação de carne bovina ao Chile crescer 86%


Agência Asa - SANTIAGO DO CHILE — A importação de carne bovina brasileira pelo Chile aumentou 86% nos últimos dez meses do ano impulsionada pelo foco de febre aftosa no Paraguai e pelo baixo preço sazonal da mercadoria.

Segundo o Escritório de Estudos e Políticas Agrárias (Odepa, na sigla em espanhol), em outubro do ano passado as importações de carne bovina do Brasil representavam 49% do total de carnes vermelhas que chegavam ao Chile.

Em outubro deste ano, chegaram ao território chileno 5.800 toneladas do produto brasileiro, 55% a mais que no mês anterior.

Segundo o presidente da Federação de Produtores de Carne (Fedecarne), Cristián Arntz, o aumento da importação de carne brasileira teve como uma das principais causas a proibição do governo chileno em comprar carne paraguaia, por causa do surgimento de um foco de febre aftosa no país. A carne paraguaia representava 45% do total de carne importada no Chile.

A ocorrência também favoreceu a Argentina, cuja importação de carne bovina para o Chile aumentou em 50%. A produção nacional de carne no Chile cobre apenas 50% da demanda interna. Ainda assim, de janeiro a outubro deste ano, a importação de carne no país aumentou 210%.

A redução nos preços do produto em nível mundial também colaborou no aumento das importações chilenas, uma vez que começa agora a época de saída de novilhos gordos na produção nacional chilena, segundo explicou o ministro da Agricultura, José Antonio Galilea.

Nenhum comentário: