sexta-feira, 18 de novembro de 2011

CNA apresenta ao Ministério da Agricultura propostas para aumento da produtividade na pecuária

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vai apresentar ao Ministério da Agricultura nessa sexta, dia 18, propostas para o aumento da produtividade no setor pecuário por meio do Plano Nacional da Pecuária. De acordo com o presidente da Comissão de Pecuária de Corte da CNA, Antenor Nogueira, o Brasil pretende conquistar os mercados asiáticos e exportar carne in natura para os Estados Unidos. Mas para isso acontecer precisa aumentar a produtividade.

A primeira reunião para discutir a elaboração do Plano Nacional da Pecuária foi realizada na última sexta, dia 11. Na ocasião foram apresentadas as primeiras propostas de linhas de financiamento para a criação de gado em confinamento e semi-confinamento que devem integrar o plano.

O comitê gestor do Programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC) avalia a inclusão do sistema de criação de bovinos em confinamento e semi-confinamento entre as práticas contempladas com as linhas especiais de crédito do programa. Comparado ao sistema tradicional de criação a pasto, o sistema de confinamento proporciona a redução de áreas de pastagem e a redução das emissões dos gases do efeito estufa por quilograma de carne produzida.

Outra proposta a ser encaminhada é o pedido de renovação da linha de crédito de até R$ 750 mil para a aquisição de reprodutores e matrizes bovinas ou bubalinas, anunciada no Plano Safra 2011/2012. A CNA também defende a inclusão da possibilidade de uso dos recursos desse financiamento para a aquisição de material genético, como sêmen e embriões, com o objetivo de melhorar a qualidade do rebanho.

Fonte: Canal Rural

Nenhum comentário: