quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Quem sabe responde: Preço futuro do boi gordo

Quem sabe responde: Preço futuro do boi gordo

O Quem Sabe Responde desta semana atende às dúvidas de dois leitores sobre os preços da arroba do boi gordo. O primeiro questionamento é do Wesley Gava sobre a previsão da cotação desta matéria-prima no final de 2011 e a segundo é do integrante da rede Sidy Perazzoli sobre a tendência para os próximos seis meses.

A resposta é do presidente da Assocon (Associação Nacional dos Confinadores), Eduardo Alves Moura. Ele que explica que não tem como saber 100% o andamento do mercado do gado gordo no Brasil nos próximos dias, muito menos nos próximos meses, mas que com ademanda aquecida e a oferta de gado gordo escassa os preços registrarão alta significativa daqui pra frente.

A previsão para o fim do ano, com a aproximação da festa natalina e do reveillon, é de que as cotações do boi gordo anotem valorização entre 5% e 10%.

Então, considerando que o atual preço do boi gordo em Araçatuba/SP está na faixa dos R$ 105,50 a arroba (negócios a prazo), até o fim do ano o preço da commodity deve girar entre 110 e 116 reais cada arroba nesta praça produtora, por exemplo.

Já no início de 2012, os valores da arroba do boi gordo podem cair, com o aumento da oferta dos bois de confinamento e dos animais que hoje estão engordando no pasto, com a maior disponibilidade de alimento com as chuvas dos últimos dias, retornando à casa dos R$ 100/@.

De janeiro/fevereiro pra frente, os valores do boi gordo oscilarão de acordo com o andamento do mercado, impossibilitando uma previsão efetiva a longo prazo, mas a trajetória deve ser altista diante do desequilíbrio entre a oferta e a demanda do setor.

FONTE: RURAL CENTRO

Nenhum comentário: