domingo, 13 de novembro de 2011

Técnicos apontam que deve faltar bezerro no mercado em 2012

O Rally da Pecuária está encerrando em Minas Gerais os trabalhos de avaliação de gado de corte e pastagem. São 150 profissionais do agronegócio envolvidos no projeto. Em um percurso de 22 mil quilômetros passando por nove Estados, que representam 85% da produção de carne no país, os técnicos já constatam que vai faltar bezerro no mercado no ano que vem.

Ao longo da viagem, a equipe de profissionais está coletando amostras de pastagem para uma análise detalhada. No levantamento completo vão constar a condição corporal dos animais, o ganho de peso e uma estimativa sobre a oferta de bezerro para os próximos dois anos. Segundo o analista e engenheiro agrônomo, Valmir Assarice, a análise conta com a pesagem do pasto vivo e da matéria seca e a contagem de ervas daninhas e placas de fezes.

– Com as plantas daninhas, a gente vai ver a qualidade das pastagens e verificar se estão sendo invadidas. Com relação às placas de fezes, é para saber como está a ocupação e quantidade de gado – explica o analista.

O geógrafo Daniel Alves de Aguiar utiliza um conjunto de equipamentos incluindo uma maquina fotográfica e um aparelho chamado de espectro radiômetro, que mede a quantidade de energia do sol que as plantas estão absorvendo. A amostragem vai ser analisada junto com imagens de satélite. Tudo para criar uma referência técnica para estimar os níveis de degradação da pastagem em todo país.

– A gente tem medido em campo a altura, a qualidade do pasto e depois vai comparar estes parâmetros biofísicos com as medidas feitas pelo espectro radiômetro. Este tipo de trabalho pode se tornar uma referência para que se saiba quais são as áreas degradadas onde tem que haver maior investimento. As áreas que devem ser substituídas por outras culturas para concentrar a pecuária em melhores áreas – disse Aguiar.

O somatório das pastagens com as condições do campo nas atividades de cria, recria e engorda fecha a cadeia da carne para o mercado. Já se descobriu que por causa da redução na fertilidade das vacas, em 2012 vai faltar bezerro no mercado. A oferta será menor e o preço maior.

Segundo o agrônomo Maurício Nogueira, é grande a quantidade de vacas que não deram cria, tanto que aumentou o número de fêmeas abatidas no rebanho brasileiro.

– A gente diminuiu a safra de bezerros deste ano. A safrinha que a gente está vendo com as vacas hoje no campo que vão desmamar e vão para o mercado, devem vir numa quantidade menor e isso impacta no preço. Provavelmente a gente vai ter uma nova alta no preço dos bezerros no próximo ano – disse Nogueira.

FONTE: JORNAL AGORA MS

Nenhum comentário: